06/08/2023 às 17h53min - Atualizada em 06/08/2023 às 17h53min

Arthur Henrique debate planejamento e investimentos para Boa Vista em entrevista na Rádio Folha.

Foram abordados temas como energia elétrica, educação, saúde, infraestrutura e mobilidade urbana.

- Informações e fotos: Secom/Prefeitura
Arthur na Rádio Folha: "mais investimentos para o desenvoilvimento de Boa Vista nos próximos anos".


 

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, concedeu entrevista na manhã deste domingo  (6) ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM. Entre os assuntos abordados, ele destacou os investimentos da gestão em diversas áreas, como educação, saúde e infraestrutura.

Arthur iniciou a entrevista falando sobre sua participação no relançamento do programa Luz para Todos, em Parintins-AM, nessa sexta-feira, 4, evento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a ordem de serviço que autoriza a retomada das obras do chamado “Linhão do Tucuruí”, que vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O prefeito reforçou a importância dessa obra, que representa o desenvolvimento tão sonhado para o Estado.

Arthur, em Parintins (AM), na solenidade de assinatura pelo presidente Lula da ordem de serviço que dá início às obras do Linhão de Tucuruí para Roraima

“A gente fica muito animado, pois tenho 41 anos e, desde sempre, a gente em Roraima sofre muito com a instabilidade energética. Isso atrapalha o desenvolvimento do Estado, que fica travado por causa desses três pontos: energia, internet e estradas. Boa Vista é a última capital do Brasil que falta ser conectada ao SIN. Então, a gente fica muito esperançoso e confiante com essa obra”, disse.

 

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Arthur destacou sete convênios firmados, totalizando aproximadamente R$ 60 milhões em recursos para estradas vicinais no entorno de Boa Vista

Arthur falou sobre a construção de viadutos, como forma de desafogar o trânsito na capital. Para isso, são feitos estudos de viabilidade, analisando quais os pontos que mais necessitam de uma intervenção. Estão sendo avaliados locais como a rotatória do Ibama, da “Bola do Trevo”, Av. Centenário, Av. Venezuela, rotatória da Av. João Alencar, bairro Cauamé e Av. Brasil (BR-174).

“Quando se fala em mobilidade, a gente planeja a cidade para vinte anos. E no caso de Boa Vista, a população está crescendo muito rápido. Então, a gente precisa fazer um planejamento que seja eficiente. Já estamos na fase dos estudos, os recursos oriundos de emendas parlamentares estão garantidos e em breve iremos anunciar à população a primeira etapa”.

Quanto aos investimentos para asfaltamento, Arthur destacou sete convênios firmados, totalizando aproximadamente R$ 60 milhões em recursos para estradas vicinais no entorno de Boa Vista, que darão melhores condições aos produtores rurais, além de contribuir com o acesso a pontos turísticos, como é o caso da Vicinal BVA-148 (que dá acesso do Lago do Robertinho) – Região Murupu.

Segurança e trânsito

Boa Vista dispõe de 90 câmeras de monitoramento, que visam coibir e contribuir com a elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos

Ao ser questionado sobre os investimentos do município para a área de segurança pública, Arthur destacou o sistema de monitoramento 24 horas por câmeras presentes em 90 pontos estratégicos da capital. Com isso, Boa Vista se tornou uma das cidades pioneiras com o uso desse tipo de tecnologia, que visa coibir e contribuir com a elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos.

Outra medida de segurança que o município adota e que foi citada pelo prefeito na entrevista são os 16 radares instalados em pontos semafóricos da cidade. Os equipamentos auxiliam no controle do tráfego veicular e na fiscalização dos avanços das faixas de retenção em sinal vermelho.

“Temos visto muitos acidentes acontecendo na cidade por causa de avanço de sinal, os mais graves e que causam o maior número de vítimas. Então, a gente precisa fazer algo para reduzir esses acidentes. Estamos fazendo um trabalho grande de sinalização, revitalizando faixas de trânsito, as ciclovias, além de sensibilizar a população para que procure trafegar bem no trânsito e evitar a perda de vidas”.

Educação

A prefeitura trabalha para atender toda a demanda existente na rede municipal de ensino e garantir que nenhuma criança fique fora da escola

Para Arthur, a educação tem sido um dos principais desafios da gestão, sobretudo com o aumento da rede municipal de ensino, que passou de 48 mil para 52 mil estudantes. Mais de 18% desses alunos são imigrantes. Com isso, a prefeitura atua para atender toda a demanda e garantir que nenhuma criança fique fora da escola.

“Estamos com o maior programa de ampliação de escolas e creches, tornando escolas de pequeno porte em médio porte e as de médio em grande porte. Em abril desse ano, conversamos com o ministro da Educação, Camilo Santanna, sobre essa problemática envolvendo a educação e agora vamos retornar em setembro para adquirir mais recursos para construção de escolas”.

Saúde

Através do Programa Mais Médicos, Boa Vista recebeu mais 75 profissionais da saúde para reforçar e melhorar o atendimento à população

Questionado sobre possíveis incidentes de falta de remédios em unidades básicas de saúde, o prefeito esclareceu que alguns itens são enviados pelo governo federal e é comum alguns estarem em falta no país. Além disso, a logística de envio até Boa Vista, que é distante dos grandes centros, também influencia no fornecimento.

“No entanto, sempre temos em nossas UBSs medicamentos que substituem, com a mesma função, aqueles que forem prescritos pelos médicos. Mas ainda assim, com esses desafios, Boa Vista mantém-se entre os maiores números de abastecimento de farmácia do Brasil inteiro, sempre acima de 90% da Relação Municipal de Medicamentos, a Remume, sendo que a média nacional é 50%”, finalizou.  

Vale ressaltar que Boa Vista vem se destacando em cenário nacional com a transformação que está fazendo na saúde, ampliando a cobertura de atendimento para a população. O município recebeu 75 novos médicos do Programa Mais Médicos, número que deve aumentar para 134 profissionais até o fim de agosto.

Com a inclusão desses profissionais e outras medidas da gestão municipal foi possível ampliar o horário de atendimento e os serviços da Atenção Primária nas unidades básicas de saúde.

O município conta ainda com oito obras em andamento na saúde: novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e as novas unidades básicas do bairro Airton Rocha, Pedra Pintada, Equatorial, São Vicente, Vila Jardim e PA Nova Amazônia, zona rural. Além do novo anexo da UBS Buritis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp