07/08/2023 às 06h26min - Atualizada em 07/08/2023 às 06h26min

Cinco pessoas são detidas com ouro e armas em terra yanomami em Roraima.

Grupo estava em área de garimpo ilegal e levava 800 kg de cassiterita.

Garimpeiros chegam algemados a Base Aérea de Boa Vista depois de presos na terra indígena Yanomami. Foto: CMA

Duas mulheres e três homens foram detidos em um garimpo ilegal em Xitei, na Terra Indígena Yanomami (TIY) em Roraima, neste sábado, 5 de agosto, no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, totalizando 11 prisões naquela localidade, nos últimos dois dias.

Foram apreendidas três armas de fogo, nove munições .380, e 800kg de cassiterita, além de sete gramas de ouro, uma pequena quantidade de maconha, três recipientes de mercúrio, entre outros equipamentos.

Os presos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho repressivo de combate aos ilícitos na TIY, que já contabiliza 131 presos, desde o início da operação, e já obteve uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp