07/08/2023 às 10h07min - Atualizada em 07/08/2023 às 10h07min

CONECTANDO O CIDADÃO: TV Assembleia completa 8 anos levando informação e cidadania ao roraimense.

Além de divulgar as ações do Parlamento, emissora legislativa ultrapassou fronteiras ao abrir espaço para demandas da sociedade.

- Informações e fotos: SupCom Assembleia

A TV Assembleia completa nesta segunda-feira (07) oito anos levando, diariamente, informação, participação e cidadania em multiplataforma, seja pelo canal aberto 57.3 ou pelas diferentes redes sociais do Poder Legislativo roraimense. E para comemorar a data será exibido, a partir das 18h30, o documentário intitulado ‘TV Assembleia: conectando o cidadão ao Parlamento’.

A chegada da TV Assembleia foi um marco importante para a comunicação pública em Roraima, uma vez que promove a transparência legislativa e incentiva a participação social. Muito material de qualidade e com base científica foi produzido durante este período, e que está disponível para qualquer cidadão no canal do YouTube e Facebook (@assembleiarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). 

E o reconhecimento da sociedade e das instituições têm sido contínuos. Fruto da dedicação à excelência e à qualidade, a TV Assembleia conquistou o segundo lugar no Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública de Roraima (DPE/RR) com uma matéria nascida do documentário "Por Elas - Leis e o Trabalho da Rede de Proteção à Mulher em Roraima".  

A TV Assembleia já faz parte da rotina do roraimense pelo seu conteúdo, não só por levar as informações do Poder Legislativo, dando maior transparência, aproximando o Parlamento da sociedade roraimense que acompanha o dia a dia, a desenvoltura de cada deputado e os temas que são debatidos, fazendo esse elo com a sociedade, juntamente com a Rádio Assembleia e as redes sociais”, observou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Para o chefe do Legislativo, a emissora pública que nasceu para dar visibilidade às ações do Parlamento roraimense vai muito além disso, quando aborda temas que são recorrentes e que precisam de um olhar mais apurado, dando voz à coletividade, à pluralidade de ideias. 

Nossas reportagens, entrevistas e documentários fazem bem à sociedade, o cidadão roraimense se sente presente. Não é uma TV comercial, é uma TV que forma opinião, que educa e leva informação de qualidade. Temos percebido a satisfação das pessoas em parar e assistir a emissora, que já faz parte da cultura e da diversão do roraimense, principalmente quando se trata de conhecer as nossas riquezas, artes e cultura. Quero parabenizar a TV Assembleia pela sua importância, bem como toda a equipe que compõe a TV nesses oito anos, e reafirmar o nosso apoio, enquanto Mesa Diretora, para cada dia mais fortalecer esse trabalho”, afirmou.

Ao relembrar a trajetória da emissora, a superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, ressalta que a instituição ultrapassou a fronteira como TV pública, cujo papel é mostrar na íntegra o movimento contínuo do Parlamento, mas também dá espaço para grupos e profissionais que discutem assuntos que são de interesse da população.

A população acompanha na íntegra, com mais fidelidade, as transmissões ao vivo das sessões que mostram, sem corte, o trabalho do Parlamento, reuniões de comissões, as audiências públicas na Capital e no interior, eventos culturais e de entretenimento. A audiência da Pesca em Caracaraí foi recorde de audiência e de público, bem como a que tratou do Zoneamento Ecológico Econômico [ZEE] do Estado, que há mais de 20 anos esperava por isso”, lembrou a superintendente.

Sônia Lúcia não tem dúvida de que a emissora contribui para a democratização do acesso à informação. “A TV Assembleia agora está interligada com a internet e todo o nosso material está disponível no canal do YouTube e no Facebook, além de trechos no Instagram. A população consegue acompanhar o nosso trabalho, seja na emissora de televisão 57.3 ou na palma da mão, com o celular e computador. Nosso conteúdo é de qualidade, não só de informação, mas de imagem e som, porque a TV Assembleia tem uma tecnologia de ponta e a população percebe isso, nos convidando para transmissões externas”, disse, ao ressaltar a primeira transmissão da parada LGBTQIA+s. e do Miss Indígena, em 2021. 

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, destaca que nesses oito anos a grande missão da emissora foram as transmissões ao vivo. “O nosso foco, a razão de existir da TV e a Rádio Assembleia são as atividades parlamentares. Mas a TV cresceu ao ponto de a gente fazer grandes transmissões esportivas, a corrida dos 30 anos da Escolegis [Escola do Legislativo] e a maior cobertura das eleições, com cinco equipes na rua, inclusive no interior do Estado. A TV Assembleia está além do plenário”, disse.

Camila enfatiza, ainda, a produção de matérias especiais sobre questões que estão sendo tratadas não só dentro do Parlamento, mas no entorno da sociedade. “Já estreamos 11 especiais, entre matérias e documentários, só em 2023, frutos de pesquisas jornalísticas mais abrangentes, ouvindo várias fontes. São debates trazidos muitas vezes pela sociedade civil para dentro da Assembleia, como o uso de medicamentos à base do canabidiol”, ressaltou.

Documentário

O documentário ‘TV Assembleia: conectando o cidadão ao Parlamento’ faz um passeio pela programação da emissora, mostrando os bastidores de produção dos principais programas da Casa Legislativa. Produzido pelo repórter Willians Dias, o curta-metragem permitirá que as pessoas entendam com mais clareza a engrenagem e o dia a dia de todas as produções que vão ao ar na Casa Legislativa. No total, dez programas fazem parte da grade da emissora.

Os documentários passaram de um material que apenas preencheria a grade da programação, hoje é uma demanda da sociedade. Um desses documentários já foi, inclusive, premiado. Abordamos a TV Assembleia enquanto uma emissora com multiplataforma, que consegue fazer link com o rádio e outras formas de comunicação”, destacou Dias. A película também mostra a participação da TV no processo eleitoral de 2022, quando ficou por mais de dez horas no ar, ao vivo, além da corrida da Escolegis, primeira transmissão feita em movimento.

Alguns desses desafios e os feitos da TV Assembleia são destacados nesse documentário. A emissora tem recebido as demandas da sociedade, que são atendidas pela Mesa Diretora, e cada vez conquistado espaço de confiança junto ao cidadão, porque sabe da qualidade do trabalho que a TV entrega para o cidadão. A população tem encontrado na TV Assembleia um parceiro”, ressaltou.

O documentário mostra como foram os bastidores da reportagem que conquistou o prêmio DPE/RR. “A reportagem trata de um assunto pertinente, que é a violência contra a mulher, uma luta que deve ser enfrentada no estado, uma luta de toda a sociedade”, explicou Dias Autor da reportagem especial, Willians Dias afirma  que foi uma honra fazer parte da equipe que produziu a matéria premiada. “A gente vai continuar trabalhando para manter essa qualidade do material que entrega e quem sabe ganhar outras premiações”, completou.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp