14/08/2023 às 07h41min - Atualizada em 14/08/2023 às 07h41min
CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico
A Coluna de hoje: 14 de Agosto | Poder, Política e Bastidores
Denarium pode ser o 4º governador cassado em RR
Antonio Denarium pode se tornar o quarto governador cassado da curta história de Roraima, que teve apenas oito ocupantes do cargo desde que se transformou em Estado em 1988, com a efetiva implantação institucional em 1º de janeiro de 1991.
O julgamento do governador por crime de abuso do poder econômico, julgamento começou em 30 de maio e dois juízes do TRE-RR já se posicionaram pela perda do mandato de Denarium, mas um pedido de vistas suspendeu a decisão.
O julgamento será retomado e, espera-se, seja concluído na sessão desta segunda-feira (14) no Plenário do TRE.
Os outros governadores cassados foram Flamarion Portela, Anchieta Junior e Chico Rodrigues. Apenas o primeiro não concluiu o mandado, ‘abocanhado’ pelo ex-governador Ottomar Pinto.
Flamarion, é bom que seja lembrado, foi cassado pelo mesmo crime atribuído hoje ao governador Denarium de quem – vejam as voltas que o mundo dá – é chefe da Casa Civil.
O poder sem pudor
Em 2022, ano eleitoral, Denarium quintuplicou o número de beneficiados de um programa de transferência de renda, o que tipificado como crime.
Em janeiro do ano passado, o programa social de renda mudou de nome e passou o número de beneficiários de 10 mil para 50 mil pessoas.
Placar de 2x0
O juiz relator Felipe Bouzada Viana, condenou Denarium a multa e opinou por novas eleições. A juíza Joana Sarmento o acompanhou.
O desembargador Almiro Padilha também votara pela cassação, mas como houve o pedido de vista ele retirou o voto, porque naquela ocasião atuava apenas como juiz substituto.
A titular da vaga, a desembargadora Tânia Vasconcelos, já está integrada ao colegiado e vota hoje no processo.
Prefeitos largam na frente em 2024
A um ano do início da campanha eleitoral para as prefeituras, as primeiras pesquisas de opinião mostram que a grande maioria dos governantes das capitais que poderão tentar um novo mandato larga em posição privilegiada para a disputa de 2024.
Em catorze cidades mapeadas pelo instituto Paraná Pesquisas entre março e julho deste ano, nada menos que dez dos atuais ocupantes do cargo estão à frente nas sondagens de intenção de votos. Mais do que as projeções eleitorais, no entanto, já que os cenários de candidaturas ainda estão indefinidos, o que aponta para uma forte tendência à reeleição nos principais municípios são os bons índices de aprovação das atuais gestões.
Institutos de pesquisa nacionais não prospectaram o ambiente eleitoral em Boa Vista para o ano que vem. Mas internamente, os partidos que pretendem participar diretamente da eleição ao Palácio 9 de Julho têm realizado estudos de campo para o “consumo interno” e em todos eles o prefeito Arthur Henrique (MDB) aparece na frente com folga em todas as projeções.