14/08/2023 às 07h41min - Atualizada em 14/08/2023 às 07h41min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 14 de Agosto | Poder, Política e Bastidores




Denarium pode ser o 4º governador cassado em RR
Antonio Denarium pode se tornar o quarto governador cassado da curta história de Roraima, que teve apenas oito ocupantes do cargo desde que se transformou em Estado em 1988, com a efetiva implantação institucional em 1º de janeiro de 1991.

O julgamento do governador por crime de abuso do poder econômico, julgamento começou em 30 de maio e dois juízes do TRE-RR já se posicionaram pela perda do mandato de Denarium, mas um pedido de vistas suspendeu a decisão.

O julgamento será retomado e, espera-se, seja concluído na sessão desta segunda-feira (14) no Plenário do TRE.

Os outros governadores cassados foram Flamarion Portela, Anchieta Junior e Chico Rodrigues. Apenas o primeiro não concluiu o mandado, ‘abocanhado’ pelo ex-governador Ottomar Pinto.

Flamarion, é bom que seja lembrado, foi cassado pelo mesmo crime atribuído hoje ao governador Denarium de quem – vejam as voltas que o mundo dá – é chefe da Casa Civil.
 
O poder sem pudor
Em 2022, ano eleitoral, Denarium quintuplicou o número de beneficiados de um programa de transferência de renda, o que tipificado como crime.

Em janeiro do ano passado, o programa social de renda mudou de nome e passou o número de beneficiários de 10 mil para 50 mil pessoas.
 
Placar de 2x0
O juiz relator Felipe Bouzada Viana, condenou Denarium a multa e opinou por novas eleições. A juíza Joana Sarmento o acompanhou.

O desembargador Almiro Padilha também votara pela cassação, mas como houve o pedido de vista ele retirou o voto, porque naquela ocasião atuava apenas como juiz substituto.

A titular da vaga, a desembargadora Tânia Vasconcelos, já está integrada ao colegiado e vota hoje no processo.
 
Prefeitos largam na frente em 2024
A um ano do início da campanha eleitoral para as prefeituras, as primeiras pesquisas de opinião mostram que a grande maioria dos governantes das capitais que poderão tentar um novo mandato larga em posição privilegiada para a disputa de 2024.

Em catorze cidades mapeadas pelo instituto Paraná Pesquisas entre março e julho deste ano, nada menos que dez dos atuais ocupantes do cargo estão à frente nas sondagens de intenção de votos. Mais do que as projeções eleitorais, no entanto, já que os cenários de candidaturas ainda estão indefinidos, o que aponta para uma forte tendência à reeleição nos principais municípios são os bons índices de aprovação das atuais gestões.

Institutos de pesquisa nacionais não prospectaram o ambiente eleitoral em Boa Vista para o ano que vem. Mas internamente, os partidos que pretendem participar diretamente da eleição ao Palácio 9 de Julho têm realizado estudos de campo para o “consumo interno” e em todos eles o prefeito Arthur Henrique (MDB) aparece na frente com folga em todas as projeções
.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp