31/08/2023 às 16h08min - Atualizada em 31/08/2023 às 16h08min
Boa Vista recebe comitiva do Ministério da Cultura para lançamento de edital na região norte.
Evento é uma etapa para o lançamento do Edital Cultural Rouanet Norte.
- Informações e fotos: Semuc Prefeitura
Foto: Semuc Prefeitura O Teatro Municipal de Boa Vista foi nesta quinta-feira, 31, palco da etapa Norte da Reunião PresencialItinerante do Comitê de Patrocínio do Ministério da Cultura. Na ocasião houve aassinatura do termo de adesão ao edital Cultural Rouanet Norte, o primeiro feito especificamente para a região norte.
O evento contou com a presença de Henilton Parente de Menezes, secretário de Cultura e Fomento e os membros do Sistema de Comunicação (SICOM), composto por estatais e administração direta do governo. O edital está previsto para ser lançado no dia 30 de setembro.
Com isso, o governo federal visa descentralizar os investimentos da cultura. Serão destinados cerca de R$2,5 milhões em recursos para cada um dos sete estados da região norte. As instituições parceiras, como Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, possuem cota de R$6 milhões para fomentar projetos culturais.
“Cada um dos sete estados da região Norte terá uma cota mínima para garantir que o investimento chegue a todos. Não vamos mais nos concentrar nas grandes cidades, inclusive da região, como era antigamente. A ideia é que os agentes de cultura entendam que podem contar com recursos federais para suas ações”, afirmou o secretário.
Durante o evento, também foi anunciado que uma das etapas é a oferta de oficinas de elaboração de projetos culturais para que todos os interessados possam, de forma igualitária, se inscrever dentro das normas e critérios estabelecidos pelo Ministério da Cultura.
A atriz Silmara Costa participou do encontro e saiu de lá otimista com o lançamento do projeto. “Esta já é uma demanda antiga dos realizadores de cultura, pois a região demanda questões específicas de produção. E ter um edital para o norte contempla os artistas daqui. Agora esperamos que, de fato, sejamos atendidos e que possamos construir nossos projetos”, disse.
Confira abaixo o cronograma do edital - 30/09 – Lançamento
- 01/10 até 30/11 – Inscrições
- 01/10 a 15/11 – Oficinas de elaboração de projetos
- 01/12 a 31/01/2024 – Fases de análise
- 01/06/2024 a 31/12/2024 – Execução dos Projetos