O MDB de Roraima marcou a sua presença na Reunião Nacional da Juventude, realizada nos dias 12 e 13 deste mês, na sede nacional do partido, em Brasília. O encontro reuniu os presidentes das Juventudes do MDB de todo o país. E entre os temas, eles trataram da destinação de 1% do fundo eleitoral para os jovens.
A proposta de destinar 1% do fundo eleitoral para os jovens busca ampliar a participação deste grupo na política. O tema vai ser avaliado pela Executiva Nacional do partido, durante a grande Convenção que será realizada no dia 5 de outubro.
E o MDB RR já garantiu o seu apoio à ideia, conforme explicou o presidente estadual da sigla Romero Jucá. Ele esteve na reunião da JMDB Nacional e recebeu uma homenagem pelo seu apoio às ações da juventude.
“O jovem transforma a política. Porque o jovem traz para à política a ousadia, a criatividade, o inconformismo que muitas vezes, quem já está há muito tempo, perdeu. E na política, a gente não pode deixar de sonhar”, disse Jucá.
Da mesma forma, ele defendeu a necessidade de garantir o apoio às candidaturas jovens. “Assim como temos uma política de apoio às mulheres, nós temos que ter uma política para lançar os jovens candidatos. Então, eu agradeço vocês por essa homenagem e confirmo que eu defendo a destinação de 1% do fundo eleitoral para os jovens”.
Em 2020, o MDB alcançou um recorde no número de candidatos jovens eleitos. Na época, pela primeira vez, a Executiva Nacional do MDB garantiu 1% do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha para os jovens.
A ideia nasceu ainda na gestão de Romero Jucá como presidente nacional do Partido. Por isso, ele recebeu a homenagem da JMDB Nacional, conforme explicou o presidente da JDMB Nacional, Saulo Spinelly.
“Como o atual presidente da JDMB, eu não poderia deixar de fazer essa homenagem ao ex- senador Romero Jucá. Porque foi com ele, enquanto presidente do partido, que o MDB historicamente, deu 1% do fundo eleitoral para a juventude. Então, ele fez acontecer e valer que a juventude é o agora. E ela precisa ter apoio”.
Para o presidente da JMDB RR, Bruno Magalhães, a missão agora é identificar as lideranças jovens com potencial para se tornarem os candidatos do MDB nas próximas eleições. “Nós estamos lutando por candidaturas jovens. Então, vamos trabalhar com todo o gás, para incentivar e achar novas candidaturas jovens no nosso Estado de Roraima”.
Saiba mais sobre o trabalho da JMDB em Roraima. Clique aqui.
Qualquer jovem com idade entre 16 e 34 anos, pode fazer parte da JMDB RR. Hoje, a JMDB está presente em sete municípios do Estado. Porém, a meta é chegar em todos. E para saber como participar, basta mandar uma mensagem de whats para o número 95 99146 0156.