Uma decisão do ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar, nessa sexta-feira (15), o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD). O prefeito foi alvo de operação da Polícia Federal, que investiga um esquema de fraudes a licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro no estado.
Na decisão, o ministro negou o habeas corpus, mas concedeu "a ordem de ofício, para revogar a prisão preventiva imposta" ao prefeito. "Facultando ao Tribunal Regional da 1ª Região a imposição de medidas cautelares diversas da prisão (art. 319 do Código de Processo Penal), sem prejuízo das medidas já decretadas", cita trecho da decisão do STF. Para a liberdade de Pedro Henrique, o Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) determinou medidas cautelares que incluem:
Na decisão, o ministro Nunes Marques informou que a imposição de medidas alternativas à prisão, revela-se suficiente e adequada à contenção do perigo gerado pelo estado de liberdade do prefeito.
"Inclusive por estarem presentes elementos autorizadores da substituição da prisão preventiva, uma vez que os crimes imputados foram cometidos sem emprego de violência ou grave ameaça", disse Nunes no documento.