28/09/2023 às 08h15min - Atualizada em 28/09/2023 às 08h15min

Defensoria Pública de Roraima realiza mutirão para regularização de migrantes e refugiados

Ação ocorrerá entre os dias 2 e 11 de outubro a partir das 14h30.

- Fonte: Ascom/Defensoria
Foto: DPE
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE), a Vara da Justiça Itinerante, Operação Acolhida, Ministério Público e Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima realizam, entre os dias 2 e 11 de outubro, um mutirão para atender à demanda reprimida de pessoas migrantes e refugiadas que aguardam a interiorização e necessitam resolver pendências judiciais.

A ação terá início todos os dias às 14h, e termina às 17h30, na sede cível da DPE, localizada na Av. Sebastião Diniz, 1165 - Centro, próxima ao terminal de ônibus.  

As pessoas interessadas poderão solicitar a declaratória de união estável, guarda, ou seja, todas as questões na área da família. Além disso, o mutirão também servirá para receber a inscrição e documentos para aqueles que desejam participar da 4ª edição do Casamento Coletivo do projeto “Enfim, Casados!”, que será realizado em breve.

A defensora pública e titular da Câmara de Conciliação, Elceni Diogo, explica que a iniciativa não se limita apenas aos casais abrigados pela Operação Acolhida.

"Nós vamos atender a essa demanda da Operação Acolhida, mas também não vamos nos restringir a essa demanda. Então, os casais que estiverem fora do abrigo e preencherem o requisito de ser de baixa renda, de qualquer nacionalidade estrangeira, podem comparecer, pois também serão atendidos", frisou sobre o casamento coletivo.

Após o mutirão, a DPE-RR implementará um atendimento semanal na Operação Acolhida, visando evitar o acúmulo de demandas reprimidas. Essa medida permitirá que migrantes e refugiados regularizem suas situações legais de forma contínua.

CASAMENTO COLETIVO: Atendendo ao pedido dos migrantes e refugiados que desejam oficializar a união natrimonial, a DPE-RR, em conjunto com a Vara da Justiça Itinerante, Operação Acolhida, Serviços Pastoral ao Migrante  e os Cartórios do 1º e 2º Ofícios da  capital, Loureiro e Daniel Aquino, respectivamente, realizará a 4ª edição do projeto “Enfim, Casados!” 2023 - amor sem fronteiras!.

“Realizaremos o sonho de 100 casais de estrangeiros que desejam dizer sim perante o juiz de paz. Sejam casais de estrangeiros ou estrangeiros com brasileiros”, mencionou o defensor público-geral, Oleno Matos, na última reunião de planejamento que estabeleceu um calendário de atendimento voltado aos migrantes e refugiados do Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) da Operação Acolhida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp