Esta quinta-feira (5) foi marcada pela Convenção 2023 do MDB Nacional. O partido manteve o atual presidente, o deputado federal Baleia Rossi, à frente da Executiva Nacional. Desta forma, ele segue como o presidente nacional do partido até 2025.
O presidente do MDB RR, Romero Jucá, a deputada federal Helena Lima bem como a ex- prefeita Teresa Surita foram eleitos como membros do novo Diretório Nacional do MDB. Além disso, a Convenção 2023 do MDB confirmou o compromisso do partido em ampliar as suas bases nos municípios brasileiros. Portanto, o MDB terá uma forte atuação nas eleições municipais do ano que vem.
Em 2020, o MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no país. E, no caso de Roraima, o MDB tem o prefeito de capital com a melhor avaliação popular, o prefeito Arthur Henrique, de Boa Vista.
Conforme o presidente do MDB RR, Romero Jucá, o Estado vai seguir as metas nacionais. Assim, o partido deve lançar os seus candidatos a vereadores na maioria dos municípios do Estado.
“A nossa meta é ampliar a presença do MDB em todo o Estado. Então, vamos buscar opções de nomes para lançar como os nossos candidatos a vereadores. E além disso, vamos investir nas candidaturas de mulheres e de jovens”, disse Jucá.
Sobre os candidatos a prefeito, ele explicou que a prioridade do partido é a reeleição do prefeito Arthur Henrique. Em contrapartida, nos municípios do interior, o MDB ainda vai discutir as possíveis candidaturas e as parcerias políticas.
“O Arthur tem uma ótima avaliação. E isso confirma a qualidade do trabalho que ele vem fazendo na capital. Então, para o MDB, a prioridade é reeleger o Arthur. Porque esse trabalho que melhora a vida das pessoas tem que continuar”, asegurou Romero Jucá.
Nas eleições de 2020, o MDB foi destaque nacional com 34,5% de mulheres candidatas. E além de eleger o maior número de prefeitos em todo o país, o MDB foi também o partido que mais elegeu negros. No total, foram 234 prefeitos, o que representa 30,2% dos eleitos pelo MDB.
Assim, para as eleições de 2024, o MDB manteve o seu compromisso de ampliar a participação das mulheres na política. Portanto, o partido quer novamente superar a meta de 30% de mulheres candidatas em 2024, além de reforçar o apoio para a eleição de mais mulheres.
Da mesma forma, o MDB manteve o apoio aos seus candidatos jovens. Assim, o partido vai usar 1% dos recursos do Fundo de Financiamento Eleitoral para apoiar os candidatos jovens. Ou seja, aqueles que venham da JMDB e tenham idade entre 18 e 34 anos.