06/10/2023 às 12h51min - Atualizada em 06/10/2023 às 12h51min

CONFIDENCIAL: “Arthur tem 95% de aprovação. É a constatação do óbvio”. Por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 6 de Outubro | Poder, Política e Bastidores.

Os 95% de aprovação do prefeito Arthur Henrique (MDB) apurados pelo Inope - Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística – não me causam surpresas. Reafirma minhas convicções em uma gestão que dá certo há anos. O que foi iniciado por Teresa Surita continua abrolhando com Arthur Henrique

A pesquisa é forte indicativo de que a população da capital não aprova, apenas, mas continua acreditando nas ações que a Prefeitura desenvolve. Tabulado os números, a ampla avaliação positiva (mais de 95%) com insignificantes 5% de reprovação, consolida um modelo administrativo consolidado há mais de uma década. Modelada por Teresa Surita (MDB), a Gestão de Qualidade tornou-se algo obrigatório da Administração Municipal. Arthur trouxe de Teresa os ensinamentos de que mais que investir em obras, é preciso investir nas pessoas.

A gestão de qualidade de Teresa/Arthur passa por melhorar a qualidade da educação (construir e aparelhas escolas), investir no professor, construir e aparelhar creches, iluminar e asfaltar ruas em todos os bairros, construir infraestrutura, construir ciclovias, melhorar a saúde com investimentos no Hospital da Crianças e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e contratar mais médicos. Gestão de qualidade é investir no servidor e pagar salário absolutamente em dia.

É construir e humanizar praças e espaços públicos. 
A gestão de qualidade passa obrigatoriamente pela segurança viária, com a melhoria do trânsito, sinalização de ruas, aquisição de viaturas e contratação via concurso de novos guardas municipais. 

A gestão de qualidade tornou-se referência quando implantou em Boa Vista um modelo de gerência, cujo emprego do dinheiro público depende de rigoroso planejamento, para depois direcionar o recurso para aquilo que realmente interessa ao povo. Por conta desse cuidado com a aplicação correta do dinheiro do povo, Boa Vista foi classificada recentemente como gestão fiscal de excelência, ficando entre as melhores no ranking de gestão fiscal entre todas as capitais do Brasil, no levantamento realizado sistema Firjan, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

A gestão de qualidade é um assunto obrigatório na Prefeitura de Boa Vista, quando o social se tornou imprescindível para tirar do isolamento as crianças que não tinham acesso a uma creche que lhes oferecesse o mínimo de dignidade. Para distribuir nobreza e autoestima às mães de Boa Vista, que agora podem ir tranquilas para o trabalho e seus afazeres do dia-dia porque têm onde deixar seus filhos.

É a mão da Prefeitura acolhendo as crianças como se fosse um colo para quem nunca teve o cuidado devido, para sua formação e auxilio no seu crescimento. Um acolhimento que consagrou Boa Vista como a capital da 1ª Infância e seu programa Família que Acolhe, de tão representativo, espalhou-se pelo Brasil e pelo Mundo. O FQA integrou todos os serviços básicos necessários para mães e filhos, garantindo a marcação e o acompanhamento de todas as consultas, exames e procedimentos médicos.

Além disso, o FQA desburocratizou o acesso à educação. Antes mesmo do nascimento, a criança já tem sua matrícula efetivada na creche e na pré-escola até os seis anos de idade, quando inicia o Ensino Fundamental. As mães e familiares também têm o acesso garantido a uma "educação familiar".

Foi nesse período – Teresa/Arthur – que o boa-vistense se livrou de uma chaga terrível, aparentemente incurável, que sangrava imoralidade, prostituição, corrupção a mais cristalina degradação da vida, instalada no antigo bairro Caetano Filho, popularmente denominado “Beiral”, onde a sujeira removida deu lugar a um moderno projeto arquitetônico e fez brotar o Parque do Rio Branco, hoje principal cartão postal da capital e local de aglomerações sadias das famílias e de manifestações culturais.

A gestão de qualidade depende de uma série de soluções, mas depende também do comprometimento do gestor com a responsabilidade, com a ética, com a moral e sobretudo com a disposição de colocar as pessoas em primeiro lugar, para potencializar bem-estar e satisfação da população. Uma gestão focada na qualidade otimiza processos e entrega soluções compatíveis com os interesses coletivos.

Com base nessa gestão de qualidade, a Prefeitura de Boa Vista montou uma estratégia de busca contínua por elevados padrões de realizações. O prefeito Arthur Henrique segue um caminho onde o rastro deixado é a consumação de benfeitorias. Boa Vista é uma outra cidade, depois das gestões de Teresa, sequenciadas com a atual administração de Arthur. Os indicativos de qualidade são tão significativos que Arthur foi avaliado recentemente pelo Instituto Veritá, que o colocou na liderança do ranking dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil, 91,7% de aprovação entre todas as capitais do país.

Quando Teresa se despediu da Prefeitura em 2020, deixou legados, uma gestão referencial para o Brasil e para o mundo, mas também deixou um caminho pavimentado para o sucessor, aliás, escolhido por ela, e a continuidade daquela gestão prospera até hoje, germinando bons frutos, gerando satisfação na população e consolidando melhora na qualidade de vida do boa-vistense.

Portanto a pesquisa do Inope confirma e reafirma o modelo de gestão do prefeito Arthur como satisfatório para a grande maioria. Essa certificação representa o caminho mais indicado para que a gestão tenha continuidade nos próximos anos. A imagem que Arthur transmite para a população é de um gestor discreto, avesso a questiúnculas políticas, porém prudente e sensato em tudo que faz. Humilde, porém firme e sólido em suas posições assumidas
.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp