07/10/2023 às 07h38min - Atualizada em 07/10/2023 às 07h38min

EUA e Maduro fazem acordo para deportação de Venezuelanos.

Governo do presidente Nicolás Maduro aceitou a retomada das deportações.

- Com agências internacionais
Venezuelanos que ingressaram ilegalmente nos Estados Undos serão deportados.
Os Estados Unidos vão retomar "a repatriação direta" de venezuelanos ao seu país, depois que o governo do presidente Nicolás Maduro aceitou a retomada das deportações, afirmaram, nesta quinta-feira (5), altos funcionários do governo americano, que pediram para ter suas identidades preservadas.

"Já identificamos as pessoas sob custódia, que serão expulsas rapidamente nos próximos dias", disse um dos funcionários, que não quis dar detalhes sobre as negociações com o governo Maduro, submetido a sanções de Washington.


A Venezuela concordou em receber cidadãos que sejam deportados dos EUA, algo que não era possível até agora, uma vez que Washington e Caracas
 romperam relações diplomáticas em 2019 e o país sul-americano está sujeito a fortes sanções econômicas.

Os EUA não entraram em detalhes sobre como conseguiram que a Venezuela concordasse com os voos de deportação novamente. As autoridades americanas se limitaram a declarar que há muito tempo pedem à gestão Maduro para “receber os seus cidadãos”.

O Departamento de Estado afirmou que a decisão foi tomada após uma discussão de alto nível na quarta-feira, na Cidade do México, entre os governos dos EUA, México, Colômbia e Panamá sobre como abordar a migração irregular na região.

As autoridades americanas não podiam, até então, deportar para a Venezuela os venezuelanos que não preenchiam os requisitos para permanecer legalmente nos EUA.

No entanto, no âmbito de um acordo com o México, os EUA tinham a possibilidade de fazer retornar um determinado número de venezuelanos por mês pela fronteira sul. Esta prática ainda não será banida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp