18/10/2023 às 16h38min - Atualizada em 18/10/2023 às 16h38min

ORGULHO DE RORAIMA: ‘Gratidão e alegria’: dezenas de médicos são homenageados pela Assembleia Legislativa.

Quase 80 profissionais receberam a Comenda Orgulho de Roraima, uma das mais importantes honrarias do Estado.

- Informações: SupComALE
O Plenário da Assembleia ficou lotados por profissionais da medicina que foram homenageados em Sessão Especial. Foto: SUpCom
Quase 80 médicos foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) durante uma sessão especial nesta quarta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil. Eles foram indicados por 19 parlamentares, que assinaram o requerimento para a realização da solenidade.

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas ficou lotado de profissionais da área. Familiares e amigos acompanharam o evento, transmitido pela TV e Rádio Assembleia e pelo canal da Casa Legislativa no YouTube.

O cirurgião Helder Grossi foi um dos homenageados. Mineiro, tinha uma proposta de emprego para o Acre em 1984. Quando passava por Roraima, se encantou pelo Estado e decidiu ficar. Quinze dias depois, já estava empregado, e atua na profissão há 43 anos. Grossi também tem um sentimento especial pela Assembleia Legislativa, onde exerceu dois mandatos, nas segunda e terceira legislaturas.
“Meu sentimento é de gratidão e alegria em receber uma homenagem tão importante como essa da sociedade roraimense, vindo da Assembleia Legislativa, uma Casa importante, a casa do povo. Para mim, como médico em Roraima, é realmente uma alegria, um regozijo receber essa homenagem. Sou grato aos deputados e servidores. Tenho apreço por esta Casa e reconhecimento da importância dela na vida da sociedade”, declarou o profissional.

Médicas se dizem orgulhosas
A Comenda Orgulho de Roraima foi criada em 2009 e é concedida a pessoas físicas, jurídicas ou organizações que se tornaram símbolo e referência para a população do Estado a partir de suas atuações. Os médicos agraciados, assim como todos os que são homenageados, foram reconhecidos e aprovados em sessão plenária.

Entre os profissionais homenageados, também estava a médica infectologista Cassandra Mangabeira. Natural do Amazonas, ela vive em Roraima há quase 30 anos. Nesse período, acompanha pacientes com HIV no Serviço de Assistência Especializada (SAE), de responsabilidade do governo estadual, o que para ela é gratificante.

“Adotei Roraima como meu segundo estado de coração. Sou amazonense, mas estou gratificada por estar recebendo essa homenagem, por representar meus pacientes, meu trabalho. Costumo dizer para todos que, para mim, trabalhar com pacientes com HIV é um prazer, porque gosto do que faço, gosto de conversar com eles, tratá-los com dignidade. É gratificante trabalhar com esses pacientes”, reforçou.

Quem também recebeu a comenda foi a médica infectologista Soledade Benedetti. Ela afirmou que tudo o que se tornou deve ao Estado de Roraima, aonde chegou quando tinha apenas 9 anos de idade. Para a profissional, é motivo de orgulho ter se formado na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e hoje poder lecionar na instituição e ajudar na formação de novos médicos.

“É um orgulho muito grande receber essa homenagem, agradeço de coração. Tudo o que sou, devo a essa terra, que é uma terra de oportunidades, que tanto amo. É um grande prazer formar profissionais. É um compromisso pessoal com a sociedade roraimense de ter sido aluna do curso de medicina e, hoje, poder contribuir para a formação de médicos e a medicina em Roraima”, externou Soledade.

Ela também lembrou que na pandemia de covid-19 atuou na retaguarda, já que estava afastada para o doutorado. Mesmo assim, ajudou em análises clínicas sobre o vírus. “Participei ativamente da Vigilância em Saúde, na questão de análises epidemiológicas para o departamento todas as vezes que era necessário”, destacou.

Importância da Medicina

Os deputados estaduais enalteceram a importância da medicina durante entrega da Comenda Orgulho de Roraima a profissionais da área, nesta terça-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil. A solenidade ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

De acordo com o presidente do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), os deputados estão dispostos a lutar pelas demandas da classe médica, que já solicitou algumas providências da Casa junto ao Executivo. Ele também agradeceu o empenho, dedicação e amor dos profissionais direcionados a todos os pacientes, estejam eles na rede pública ou privada.
“Toda a classe trabalhadora deste país é importante, mas algumas se destacam, são abençoadas e enviadas por Deus. Ele elege e capacita pessoas para preservar vidas, e sabemos que os médicos são essas pessoas. Quero agradecer a todos que cuidam de nós, seja quem consegue arcar com recursos próprios ou quem busca a saúde pública. Lá estão vocês. Merecem nosso respeito e gratidão”, afirmou Sampaio.

O vice-presidente do Legislativo, Marcelo Cabral (Cidadania), disse que os deputados sempre tiveram um cuidado especial com os médicos. “Antes, Roraima não tinha universidade, e os médicos eram formados fora, e muitos vieram para cá por opção. De alguns anos para cá, chegou a UFRR [Universidade Federal de Roraima] e muitos homenageados hoje foram formados lá. Parabéns a vocês que zelam pela vida das pessoas”.

Médico e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Poder Legislativo, o parlamentar Dr. Cláudio Cirurgião (União) avaliou que, apesar de a profissão ser importante e difícil, os profissionais nunca abandonaram a sociedade roraimense antes, durante ou depois da pandemia de covid-19.

“Nossa vocação é essa vontade de cuidar e consolar, muitas vezes. Hoje foi um dia especial, porque recebemos muitos amigos, colegas de trabalho, que contribuíram para o desenvolvimento de Roraima e para o cuidado das pessoas. Se hoje respiramos, devemos a Deus, é claro, mas também a esses médicos que dedicam suas vidas para cuidar de nossos familiares e amigos”, enalteceu.

 
Profissão nobre e importante
A Comenda Orgulho de Roraima foi criada em 2009 e é concedida a pessoas físicas, jurídicas ou organizações que se tornaram símbolo e referência para a população do Estado a partir de suas atuações. Os médicos agraciados, assim como todos os que são homenageados, foram reconhecidos e aprovados em sessão plenária.

O deputado Idazio da Perfil (MDB) também se pronunciou e agradeceu a categoria. Além de Cassandra Mangabeira, indicada por ele para receber a comenda, o político também estendeu a homenagem à doutora Magnólia Rocha, que está à frente da Liga de Combate ao Câncer em Roraima. “É um momento em que essas pessoas estão mais sensíveis e precisam ser bem tratadas, ouvir uma palavra de apoio e esperança. Ficam meus agradecimentos”, acrescentou.

Para a deputada Angela Águida Portella (PP), indicar os médicos para recebimento da comenda é uma forma de reafirmar o quão importante eles são para o bem-estar da sociedade e para a saúde de todos.

“Essa homenagem é uma forma de dizer o quão importante eles são. Todos nós temos uma história de um profissional que fez diferença na nossa família. Às vezes, eles são mal interpretados, mal compreendidos, quando o tratamento dá certo, ótimo, quando não vai bem, tem a questão da culpabilidade. Hoje é uma forma de dizer o quanto agradecemos a eles que se dedicam tanto à sociedade”, avaliou.

Marcos Jorge (Republicanos) afirmou que a profissão é “nobre e importantíssima no dia a dia da sociedade, já que os médicos doam tempo para ajudar o outro”. Marcinho Belota (PRTB) elogiou os profissionais e disse que “enquanto muitos de nós estão dormindo, vocês estão salvando vidas”.

O deputado Neto Loureiro (PMB) também disse que os médicos têm a nobre missão de cuidar e salvar as pessoas. “Às vezes, buscamos apenas nos momentos mais difíceis, e eles sempre estão de braços abertos para nos ajudar”.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp