19/10/2023 às 07h52min - Atualizada em 19/10/2023 às 07h52min

Mais de 900 mil migrantes venezuelanos regressaram ao seu país nos últimos meses, diz Governo Maduro.

O vice-ministro para a América Latina, Rander Peña, destacou a necessidade de “cooperação judicial e policial” que tenha como objetivo “desmantelar as redes de coiotes (traficantes de seres humanos) que brincam com a dor e a necessidade humana”.

- Fonte: EFE.
Venezuelanos que migraram para vários paises da região estão regressando ao seu país, segundo informa o Governo de Maduro.
Mais de 900 mil migrantes venezuelanos regressaram ao seu país “por diferentes meios e meios” nos “últimos meses”, disse esta quarta-feira o vice-ministro para a América Latina, Rander Peña, durante a sua participação numa reunião preparatória da cimeira sobre migração que acontecerá no dia 22 de outubro no México.


“Nos últimos meses, mais de 900 mil pessoas retornaram ao país por diversos meios e meios. Juntos, todos os venezuelanos podem construir o país que queremos, sonhamos e precisamos”, escreveu no X (antigo Twitter).

Durante o encontro, do qual participou virtualmente, segundo um vídeo que partilhou na rede social, Peña destacou a necessidade de uma “cooperação judicial e policial” que tenha como objetivo “desmantelar as redes de coiotes (traficantes de seres humanos) que brincam com dor e necessidade humana.

Além disso, expressou que a região “deve exigir o levantamento imediato” das sanções impostas ao país caribenho, porque são a “causa estrutural da migração venezuelana”.

O Presidente Nicolás Maduro afirmou recentemente que “ quase um milhão” dos cerca de “dois milhões” de migrantes que, segundo o presidente, partiram nos últimos anos, em consequência da “brutal guerra económica” e das sanções, regressaram à nação . internacional, na opinião do chefe de estado.

Assegurou que o Governo tem apoiado estes compatriotas, “em grande medida”, com o plano “Regresso à Pátria”, lançado em 2018 para facilitar o regresso dos migrantes.
 
Segundo o Governo, este programa será activado para devolver migrantes que se encontrem nos Estados Unidos, com os quais assinou um acordo sobre migração para realizar, de forma “ordenada, segura e legal”, voos de repatriamento de venezuelanos do Norte. País americano.

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp