22/10/2023 às 08h17min - Atualizada em 22/10/2023 às 08h17min
Ministro prevê que Roraima começará a receber energia de Guri, na Venezuela em 30 dias.
Alexandre Silveira irá ao país vizinho nesta segunda-feira (23) e visitará a Hidréletrica de Gúri para ver as reais condições de produção de energia que pode voltar a abastecer os consumidores de Roraima.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na próxima segunda-feira irá à Venezuela para assinar o contrato de fornecimento de energia da hidrelétrica de Guri, no Rio Caroni, para o estado de Roraima. "Vou segunda-feira (23) à Venezuela para que possamos acelerar o processo de importação de Guri. — Espero que, se tecnicamente a linha de transmissão estiver segura, se a produção da energia na usina estiver dentro da normalidade, eu acredito que em 30 dias vamos poder ter estabelecido essa parceria com a Venezuela — afirmou o ministro.
Em agosto, Lula havia assinado um decreto que amplia o intercâmbio de energia elétrica do Brasil com países de fronteira.
Silveira disse que a iniciativa visa garantir a segurança energética de Roraima, único estado que não é interligado ao sistema nacional. E também permitir uma redução do custo de produção repassado ao consumidor em torno de R$ 10 milhões por causa da possibilidade de reduzir o uso de usinas térmicas.
A compra da energia venezuelana foi interrompida no governo de Jair Bolsonaro.