21/04/2023 às 11h53min - Atualizada em 21/04/2023 às 11h53min

EXCLUSIVO. Jorge Everton rompe com Denarium que quer impor sua esposa Simone para o TCE.

O deputado Jorge Everton “peitou o governador”. Afirmou que se isso acontecer vai denunciar Denarium no Ministério Público Federal. O ambiente político na base do governo é de tensão absoluta.

- Por Expedito Peronnico
Denarium afrontou o deputado Jorge Everton pela vaidade de querer impor a mulher Simone para o TCE. Foto: Facebook


A vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima para preencher a vacância decretada com a aposentadoria de Henrique Machado está gerando atritos entre grupos políticos, e promete enfrentamentos principalmente entre os deputados da base do governador Antonio Denarium (PP) na Assembleia Legislativa. Está deixando o mundo político roraimense em intensa ebulição.

A escolha do novo conselheiro se dará por voto secreto entre os deputados estaduais em sessão plenária. Há o pressuposto de que a vaga seria da Assembleia Legislativa, mas o processo de escolha faculta ao cidadão comum participar da eleição, desde que cumpra todos os requisitos exigíveis no edital. Ou seja, a competência de eleger o novo conselheiro é dos deputados, mas o escolhido não precisa ser necessariamente um parlamentar.

Nos processos anteriores em que deputados se candidataram, todos foram escolhidos conselheiros sem desavenças e nem disputas: começou com Henrique Machado, em seguida Célio Wanderley (atual presidente do TCE) e Brito Bezerra por último.

Ocorre que na eleição de agora há interesses externos rondando a sede do Poder Legislativo. Quando tudo caminhava para a consagração de uma harmonia entre os deputados, com maioria declarada pró Jorge Everton (15 deputados manifestaram apoio ao colega), eis que aparece um elemento incongruente no meio do jogo: o governador Antonio Denarium. De repente Denarium se assume majestade de um reino de faz de contas e quer mandar também no Poder Legislativo, não bastasse o seu império decadente.

Pois bem, deslumbrado pela possibilidade de estender seus tentáculos agora sobre o TCE, a exemplo do que fez o governador do Pará, Jáder Barbalho – que indicou e elegeu a mulher Daniela Barbalho para o TCE/PA– o mandatário macuxi quer impor sua esposa Simone Soares de Souza (Simone Denarium) para ocupar a cadeira de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A prova de sua petulância foi exposta no final da tarde desta quinta-feira (20) em seu gabinete no Palácio Senador Hélio Campos. Denarium convidou Jorge Everton para uma conversa e de bate pronto foio logo dizendo:

“Jorge eu o chamei aqui para pedir seu apoio para eleger minha mulher Simone conselheira do TCE”.

Presunçosa e desavergonhada, a proposta do governador ostenta uma falta de respeito e despudor de quem deveria preservar pela ética e assumir uma postura mais prudente e composta em relação a um aliado político. Mas Jorge Everton não se curvou e retaliou o propósito de Denarium na “bucha”.
“Isso que o senhor está me propondo é uma falta de respeito comigo e com o Parlamento roraimense. Isso que o senhor está me propondo é um ‘estupro’ político. Essa sua proposta me envergonha, é imoral, ilegítima”, disse Jorge adiantando que se for consumada a escolha da esposa de Denarium como conselheira, vai denunciar o governador no Ministério Público Federal pelo princípio da Moralidade Pública e Nepotismo. “Ao pedir minha desistência e pior pedir para apoiar sua esposa ele demonstra que não tem compromisso nenhum comigo, não tem confiança em mim. Considero isso uma traição, portanto não tenho mais aliança nenhuma com ele. Minha aliança com o governador Denarium a partir de agora é zero”, disse Jorge ao Blog na manhã desta sexta-feira (21).





O diálogo áspero no gabinete governamental teve o chefe da Casa Civil, o ex-governador Flamarion Portela como testemunha. E deixou clarividente que a extensão da proposta indecorosa de Denarium vai abalar as estruturas da política local. Até porque de início já causou o rompimento imediato da aliança política de Jorge Everton com Denarium, até então aliados.

O final da reunião de Jorge Everton com Denarium, diante da incivilidade do governador, causou um mal-estar fúnebre no gabinete. Depois de repulsar o gesto indelicado, o deputado simplesmente levantou-se e foi embora.

Mas a ingerência de Denarium no processo de escolha do conselheiro do TCE terá desdobramento na próxima semana. Jorge prometeu que fará um duro pronunciamento em Plenário, primeiro para repudiar a forma como foi tratado por Denarium, depois para cobrar um posicionamento de todos os deputados, sobretudo da Mesa Diretora, contra o que ele chamou de “processo intervencionista de Denarium sobre o Poder Legislativo”

Segundo Jorge o governador Antonio Denarium está afrontando o Parlamento roraimense, cometendo crime de invasão de competência. “Nós deputados temos que ter postura diante de ações nefastas como essa do governador diante da escolha do conselheiro. Ele não pode simplesmente impor o nome de sua esposa e nós aceitarmos de cabeça baixa. O Parlamento é soberano, independente. E do Parlamento cuidamos nós. Denarium que cuide do Governo dele”, afirmou Jorge.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp