27/10/2023 às 12h17min - Atualizada em 27/10/2023 às 12h17min

Censo 2022: RR é o estado com os mais jovens do país.

Dados do IBGE apontam que, em 2022, o Brasil teve o maior salto de envelhecimento entre censos. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022..

- Fonte: IBGE
Dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27) colocam estados do Norte e do Sul do Brasil em lugares opostos: enquanto Roraima tem os brasileiros mais jovens do país, o Rio Grande do Sul abriga os mais velhos

Segundo o IBGE, a mediana de idade em Roraima é de 26 anos; já no Rio Grande do Sul é de 38 anos. Significa que metade da população de Roraima tem até 26 anos, e a outra metade tem mais do que isso. O cálculo a partir da mediana é mais preciso porque exclui extremos, como as pessoas de 99 ou 100 anos, por exemplo.

Além de ter a idade mediana mais baixa, Roraima é o estado mais jovem, porque reúne a maior quantidade de jovens até 14 anos entre os estados, com 29,2%, e acumula o menor índice de envelhecimento do país, de 17,4.

De acordo com o IBGE, os números se explicam: Roraima tem uma das taxas de fecundidade mais elevadas: 2,6 filhos por mulher. A tendência é seguida por outros estados da região Norte do país.

O instituto afirma que este indicador elevado está muito ligado à presença de populações indígenas no estado, já que elas costumam ter taxas de fecundidade mais elevada que outros grupos da população. Roraima ainda tem um saldo migratório positivo (com destaque para a entrada de venezuelanos nos últimos anos). 

O Rio Grande do Sul vive cenário similar quanto aos brasileiros mais velhos: soma a maior proporção de pessoas idosas, com 14,1% da população, e possui o maior índice de envelhecimento: 80,4. A situação no Rio Grande do Sul é inversa: as taxas de fecundidade são baixas e estão caindo há bastante tempo, conforme as seguidas edições do censo. Em 2010, a taxa era de 1,7 filho por mulher, enquanto a taxa nacional era de 1,9.

Outro ponto destacado pelo instituto é que o estado possui um saldo migratório negativo -- assim, mais pessoas saem do estado para morar em outros lugares do que chegam. Com menos nascimentos e mais pessoas em idade produtiva deixando o estado, o envelhecimento se acelera.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp