GUERRA À VISTA Venezuela fará referendo para anexar território da Guiana

Países disputam o território onde, atualmente, fica a Guiana Essequiba, rica em recursos naturais; região representa mais da metade da área da Guiana

12/11/2023 08h50 - Atualizado em 12/11/2023 às 08h50
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que fará um referendo consultivo para anexar uma região da Guiana à Venezuela.

Os países disputam o território onde, atualmente, fica a Guiana Essequiba, rica em recursos naturais. A região representa mais da metade da área da Guiana.
Em uma postagem no X, (antigo Twitter), Maduro afirmou que o referendo acontecerá no dia 3 de dezembro.

“O nosso povo decidirá democraticamente o seu futuro e destino. Em um dia que convoca a todos nós, para além das diferenças, pela defesa territorial e pelo respeito pela nossa soberania.”

O governo da Guiana afirmou em um comunicado que a anexação da região pela Venezuela seria um crime internacional e rejeitou o que chamou de “tentativa de enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana.”


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp