A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima, apreendeu aproximadamente 7,5 toneladas de cassiterita, 1 arma de fogo, 4 munições cal.12 e maconha.
A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (01), no bairro Asa Branca, durante ação conjunta da PRF com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Foram apreendidos no depósito 7,500 kg de minério, estimados em cerca de R$862 mil, incluindo maquinário de mineração, balança e outros materiais que sublinham a importância dessa ação.
A operação resultou na condução de dois indivíduos, ambos envolvidos foram encontrados trabalhando no processamento e na armazenagem do minério oriundo do garimpo ilegal em áreas indígenas. Os detidos, um homem de 19 anos e outro de 26 anos, foram conduzidos à Polícia Federal juntamente com o material apreendido.
A apreensão ocorreu dentro do contexto da Operação Omawe.
A cassiterita, minério pouco conhecido do público geral, mas de grande valor no mercado de extração e beneficiamento, por isso é apelidado de “ouro negro”. O valor do quilo da cassiterita, no mercado interno é, em média, de R$ 115.