Em mais uma etapa do programa “Boa Vista +Saúde”, a Prefeitura de Boa Vista entregou nesta sexta-feira, 1º, mais de quatro toneladas de materiais educativos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Palácio 9 de Julho. Entre os itens estão, Jogos da memória, tapetes, bonecos e teatros de fantoches, ferramentas que fortalecerão o papel da Atenção Primária.
A saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, pré-natal, alimentação, além da saúde bucal estão entre as temáticas a serem trabalhadas nas unidades. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, os materiais e equipamentos contribuirão com a orientação que é feita pelos profissionais de saúde.
“Esses equipamentos e materiais permitem o trabalho com crianças, de forma lúdica, até orientação da população adulta. Quem vai usar esses materiais são os nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, ou seja, toda a equipe da Atenção Básica que tem contato direto com a população”, disse.
Os materiais educativos em saúde desempenham importante papel na promoção da saúde e prevenção de doenças na Atenção Primária. Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, é um momento importante, pois marca mais uma ação do programa “Boa Vista +Saúde”.
“Ao longo dos meses, o prefeito Artur vem fazendo entregas e essa é muito importante, pois vem para fortalecer a promoção de saúde nas unidades de saúde. Inclusive, ações fora das UBSs, como em escolas, terão mais segurança no desenvolvimento dos trabalhos dos profissionais com a população”, contou.
Equipamentos odontológicos
Além da entrega dos materiais educativos, a prefeitura trocou os equipamentos odontológicos das salas. Cadeiras de atendimentos, compressores, seladora, bomba a vácuo, destiladores e instrumentais diversos foram entregues para permitir a qualificação dos atendimentos e ampliar a oferta dos serviços à população.
Investimentos na Atenção Primária
Boa Vista tem investido na Atenção Primária. No dia 27 de novembro, o prefeito Arthur Henrique lançou o programa “Boa Vista +Saúde” no município, primeira cidade brasileira a implantar o conceito de “APS do Futuro”, método para novas perspectivas e fortalecimento da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda na ocasião, foi lançado o “Consultório na Rua” para atender a população em situação de vulnerabilidade. Uma van, totalmente equipada, já iniciou os atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, além de consultas médicas, pré-natal, aferição de pressão, glicemia e sinais vitais, curativos.