05/12/2023 às 16h49min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h49min

Helena se reúne com Comando do Exército em Roraima e demonstra preocupação com tensão Venezuela-Guiana

- Fonte: Assessoria parlamentar
Na reunião o general Paulo Edson garantiu à deputada que o Exército está monitorando o conflito. Foto: Assessoria Parlamentar
Preocupada com escalada da tensão entre a Venezuela e a Guiana, pela disputa territorial da região de Essequibo, a deputada federal Helena Lima (MDB) reuniu-se com o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Paulo Edson, em Boa Vista.

No encontro, realizado na manhã desta segunda-feira, 4, a parlamentar questionou sobre a situação e recebeu a garantia de que o Exército Brasileiro está monitorando a disputa, seguindo as orientações do Ministério da Defesa, que já determinou reforço da força militar em Roraima.

 
“Essa tensão entre os dois países, que fazem fronteira com Roraima, impacta diretamente no nosso Estado. Roraima é a única via de acesso terrestre entre a Guiana e a Venezuela e estou cobrando as medidas necessárias para garantir a soberania brasileira e a segurança da nossa população”, disse Helena Lima.

Conforme informações do Ministério da Defesa, o Exército aumentou para 130 o efetivo de militares do Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima. Além disso, estão sendo deslocados para Roraima 20 tanques. Os blindados ficarão em Boa Vista, à disposição para eventual necessidade de uso em Pacaraima.

A região de Essequibo é rica em minérios, petróleo e tem saída para o Oceano Atlântico. A área equivale a 74%  do território nacional da Guiana. A disputa que já dura mais de um século se acirrou com a recente descoberta de mais petróleo.

No último domingo (3), a Venezuela realizou um referendo em que mais de 95 dos eleitores aprovaram a anexação de Essequibo ao território venezuelano.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp