29/12/2023 às 10h28min - Atualizada em 29/12/2023 às 10h28min

4,5 MIL ALUNOS: Centro de Convivência da Juventude da ALE-RR prepara novas ações para 2024

Este ano, programa permanente do Legislativo ofertou 20 modalidades diferentes, tanto para crianças e jovens, quanto adultos

- Informações: SupComALE
Fotos: SupCom/ALE
O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou mais um ano com saldo positivo. Em 2023, cerca de 4,5 mil alunos foram atendidos na sede em Boa Vista e em outros 12 municípios. O programa permanente atende crianças, jovens e adultos, ofertando atividades gratuitas de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, bem como ações sociais, comunitárias, de empreendedorismo e formação política.
 
Além do número significativo de rematrículas e matrículas, o centro disponibilizou 20 modalidades diferentes: badminton, Balé, breakdance, capoeira, coral, danças tradicionais, funcional, futebol, futsal, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, caratê, K-pop, percussão artesanal, teatro, teclado, violão, vôlei e zumba. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a Casa tem procurado todas as ferramentas para aproximar o Parlamento da sociedade.
 


“Nosso braço social é a Superintendência de Programas Especiais e o CCJuv é um dos programas da ALE-RR que possibilita chegar às mais diversas classes sociais, sobretudo daqueles que mais precisam, oferecendo uma gama de atividades às nossas crianças e jovens”
, pontuou Sampaio.

 
Durante o ano, os atletas participaram de várias competições esportivas estaduais e nacionais, sendo que quase 35 alunos receberam medalhas. Houve ainda torneio de futebol society, dia da bailarina, troca de faixas no caratê e eventos de entretenimento, como uma tarde de lazer para a criançada, em alusão ao dia delas. Em 12 de outubro, a diversão foi garantida. Houve brincadeiras lúdicas e apresentações. No total, participaram 500 alunos, entre eles o pequeno jiujiteiro Guilherme Aran, de 8 anos, que estava ansioso para subir ao tatame e mostrar o que aprendeu para a família e amigos.
 
“Eu amo lutar. Minha expectativa estava a mais de mil e fiquei muito animado com esse evento de hoje. Estou até sem palavras”, brincou o miniatleta.
 
Para o pai, o motorista de aplicativo Jadson Aran, as atividades promovidas pela unidade são uma forma de tirar as crianças do ócio.
 
“São de fundamental importância, porque muitas ficam em casa ansiosas e sem nada para fazer. Então, elas vêm para cá e fazem atividades que trazem saúde e muitos outros benefícios. Só tenho a agradecer pelo projeto”, avaliou.
Mas não são só os pequenos que têm espaço no centro. O local também agrega atividades para adultos, como o treino funcional, ofertado este ano às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, na sede, e que pode ser uma opção para os pais que deixam seus filhos em alguma modalidade, como é o caso da técnica em segurança do trabalho Udinéia Silva.
 
“Meu filho faz futebol aqui e, enquanto eu o esperava, aproveitei para me inscrever no funcional. Gostei bastante. Muda muito a desenvoltura do corpo, além de fazer bem para a saúde. Eu já faço academia, daí eu revezo”, disse. 
 
Conforme o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, a equipe termina 2023 com alegria e satisfação.
 
“Nós conseguimos superar todas as expectativas e descentralizar mais as nossas atividades. O CCJuv está presente em Boa Vista, na área central, mas também na periferia, nos bairros mais distantes, nas áreas indígenas e rurais, e em quase todos os municípios do Estado. É a Assembleia Legislativa presente na formação integral dos jovens e crianças com atividades culturais e esportivas”, frisou.
 
E vem novidade por aí! Pablo ainda enfatiza que, em 2024, a previsão é que novas áreas de atuação sejam ampliadas, como abertura de núcleos em outras regiões de Boa Vista, municípios e a inserção da disciplina “consciência política e cidadania”.
 


“Serão ofertadas para todos os alunos a partir dos sete anos de idade, porque a gente também quer oferecer uma formação política, de consciência, cidadania, e será através dessas aulas uma vez por semana. Para as crianças de menos idade, a gente quer convocar os pais para participarem, pelo menos, uma vez por mês, porque a Casa é um poder político e ela tem a missão de conscientizar e transformar o pensamento das pessoas para serem mais atuantes, atentas e conhecedoras da dinâmica dos Poderes na sociedade”
, salientou Pablo.

 
Nesse período, as atividades estão em recesso. No entanto, em janeiro serão abertas novas matrículas na capital. A previsão de retorno das atividades é fevereiro. Os pais ou responsáveis que tiverem interesse em matricular crianças e adolescentes em qualquer uma das modalidades, podem procurar a SPE, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 
Além da sede, funcionam os seguintes polos fixos: Pintolândia, na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia (Escolegis), e Pedra Pintada, na Avenida Diamante, 1227; e nos municípios de Alto Alegre, Baliza, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis e São Luiz.
 
Parlamento Jovem Roraimense
 
Outra atividade executada pelo CCJuv que marcou o ano foi a retomada do projeto “Parlamento Jovem Roraimense”. Voltado para os jovens do ensino médio de escolas públicas, 24 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar todo o processo político, incluindo práticas parlamentares, primeiramente, nas unidades de ensino e depois dentro da Assembleia Legislativa.
 
Foram cinco meses de atividades, entre palestras, campanhas eleitorais, eleição dos jovens deputados, diplomação, posse, cinco sessões plenárias, apresentação e votação de projetos de lei, reuniões de comissão e debates sobre temas relevantes para o Estado. A TV Assembleia registrou todas as etapas em um documentário, disponível no canal do Parlamento no YouTube (@assembleiarr).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp