30/12/2023 às 08h31min - Atualizada em 30/12/2023 às 08h31min

Justiça Federal determina que governo retome ações contra o garimpo ilegal no território Yanomami em Roraima

Segundo MPF, os esforços empreendidos pelos órgãos federais até o momento se mostraram ineficazes

A Justiça Federal em Roraima determinou que seja criado um novo cronograma de ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A decisão atende pedido do Ministério Público Federal (MPF). No pedido, o MPF ressalta a permanência de invasores no território, o que afeta a segurança, a saúde e a vida dos povos indígenas.

Segundo a Justiça, deve ser feita uma audiência de conciliação com a União, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ideia é que seja criado um novo cronograma de ações.

A retirada dos garimpeiros foi determinada pela Justiça no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo MPF contra os órgãos federais, em 2020, com o objetivo de garantir a edição e a implantação de plano emergencial de ações de monitoramento territorial efetivo na terra indígena.

A medida deveria viabilizar o combate a ilícitos ambientais e a retirada de infratores. No entanto, segundo o Ministério Público, os esforços empreendidos pelos órgãos federais até o momento se mostraram ineficazes.

No requerimento à Justiça, o MPF destaca que as operações realizadas no território, no início deste ano, não conseguiram evitar a reocupação de áreas pelo garimpo.

 
“Anotou-se que o garimpo é um empreendimento criminoso de grande resiliência e de alta capacidade de reorganização, exigindo, pois, o aperfeiçoamento constante das estratégias de comando e controle”, destacou o procurador da República responsável pelo caso, Alisson Marugal.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp