04/01/2024 às 07h44min - Atualizada em 04/01/2024 às 07h44min

Governo seguirá combate ao avanço do garimpo na terra Yanomami em Roraima

Em 2023, as Forças Armadas mobilizaram 1.400 militares nas ações de combate ao crime na Terra Yanomami

Entre tantos gargalos para o governo neste ano, o combate permanente ao avanço do garimpo em terras indígenas será um desafio.
 
Em 2023, as Forças Armadas mobilizaram 1.400 militares nas ações de combate ao crime na Terra Yanomami, reduzindo a área de garimpo em 78,5%.

As ações resultaram na prisão de 165 pessoas e na apreensão de toneladas de minério e ouro que somaram 55 milhões de reais em prejuízos ao crime organizado.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já vinha reprimindo o garimpo em reservas indígenas, mas isso tem empurrado alguns garimpeiros para outras florestas onde havia menos fiscalização.

Lula prometeu erradicar o garimpo ilegal e acabar com o desmatamento até 2030. Essa é uma forte reversão da política de seu antecessor, Jair Bolsonaro, que foi criticado mundialmente por relaxar os controles ambientais, dando aos madeireiros e garimpeiros ilegais liberdade de ação na Amazônia. Ele argumentava que o Brasil tinha o direito de desenvolver seus recursos naturais.



Não deixe de curtiro Blog no Facebook, siga no Instagram e também no Twitter.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp