06/01/2024 às 11h22min - Atualizada em 06/01/2024 às 11h22min

Dois indígenas Yanomami são assassinados a tiros por garimpeiros em Roraima

De acordo com o presidente da Urihi Associação Yanomami (UAY) Junior Hekurari, vítimas foram mortas a tiros

Reserva do Catrimani na Terra Indígena Yanomami em Roraima – Foto: Júnior Herukari (Condsi-YY)
Dois indígenas foram mortos a tiros por garimpeiros na região de Alto Catrimani, na Terra Yanomami em Roraima. A informação foi confirmada pelo presidente da Urihi Associação Yanomami (UAY) Junior Hekurari.

Conforme Junior, os indígenas relataram na sexta-feira (5) que o crime ocorreu no último dia 2 deste mês. As vítimas foram feridas no rosto e ainda tiveram os corpos cortados. “Os indígenas ainda estão esperando as autoridades e pela parte da manhã de sexta-feira um dos corpos foi cremado”, explicou.

Além disso, o presidente da Urihi disse que não há informações sobre como aconteceu o crime. “Não há ainda informações sobre o porque e como aconteceu o crime. No entanto, isso mostra que na Terra Yanomami temos um número muito grande de garimpeiros destruindo a floresta e contaminando os rios. Eles não tem respeito pelas autoridades”, ressaltou Junior.

Um ofício sobre o caso foi enviado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério Público Federal (MPF), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Exército Brasileiro e Polícia Federal. O g1 procurou os órgãos e aguarda retorno. A PF foi consultada sobre o caso no sábado (6).

"Isso demonstra a falha muito grande na parte de segurança do governo, do Brasil. Por isso, nós estamos sofrendo na mão dos garimpeiros nas nossas casas [...] Somos reféns dessa situação de brasileiros maltratando outros brasileiros que moram na floresta", disse Hekurari.

Um dos corpos foi cremado, devido aos costumes do povo Yanomami, e outro permanece na floresta. Ainda conforme o relato, os corpos foram encontrados pelo cunhado de uma das vítimas.

No documento, a associação cobrou providências e pediu que a Polícia Federal (PF) seja enviada para o território para retirar o corpo e levar à autópsia. Além disso, solicitou que o caso seja investigado e que os culpados sejam punidos.

O Alto Catrimani é uma das regiões mas impactadas pelo garimpo ilegal. Um relatório divulgado em 2022 pela Hutukara Associação Yanomami mostrou que a pista do Kapixaba concentrava as maiores acampamentos e estruturas de apoio ao garimpo na região, como bares, mercearias e prostíbulos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp