05/02/2024 às 17h52min - Atualizada em 05/02/2024 às 17h52min

ESCÂNDALO: Maternidade de Lona de Denarium será destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (5)

Mortes de mais de 200 bebês ocorridas na estrutura improvisada serão denunciados na Globo

A estrutura de lona que abriga a maternidade de Roraima será denunciada hoje no Jornal Nacional.
Uma chamada agorinha na programação da Rede Globo, certamente terá a máxima repercussão em todo o Estado de Roraima nesta noite de segunda-feira (5) no Jornal Nacional, que começa às 19h30 hora local.

Nela a apresentadora Renata Vasconcelos anuncia como destaque as precárias condições da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth que há mais de 3 anos funciona em uma estrutura improvisada, coberta de lona, enquanto o governador Antonio Denarium não consegue concluir a reforma do prédio principal.


"O Jornal Nacional trás hoje uma denúncia de descaso com a saúde pública. Todo o Estado de Roraima tem apenas uma única UTI neonatal para atander a toda a população e funciona de form aprecária em uma estrutura improvisada, batizada de Maternidade de Lona. O governo prometeu reformar a maternidade Nossa Senhora de Nazaret em 6 meses, mas já se passaram mais de 3 anos e a obra não foi concluída. A morte de bebês na maternidade de lona é maior do que a média naciaonal", diz Renata Vasconcelos

A chamada do principal jornal da emissora aponta que mais de 200 crianças já morreram na 'maternidade de lona' em Roraima, enquanto o governo estadual não consegue entregar a maternidade estaduial que se encontra em reforma há mais de três anos.

Conhecida pela população como “maternidade de lona”, a unidade de saúde está passando por reformas desde 2021, somando mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos do Governo de Roraima. E outros R$ 30 milhões são necessários para o final da obra.

De acordo com dados da própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acessados com exclusividade pela reportagem, de janeiro a dezembro de 2022, 102 crianças morreram na unidade depois que nasceram. Já em 2023, até o mês de julho, morreram 94.

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth passou a funcionar na estrutura improvisada em 5 de junho de 2021. No entanto, a Sesau não detalhou os dados de junho a dezembro de 2021 nem de agosto a dezembro de 2023. Isso significa que o número de mortes é ainda maior.

Curta nossa página no Facebook: #blogdoexpeditoperonnico

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp