06/02/2024 às 16h13min - Atualizada em 06/02/2024 às 16h13min

PF prende suspeito de envolvimento no desvio de medicamentos destinados aos Yanomami em Roraima

Medicamentos foram encontrados na quarta-feira passada em uma casa abandonada em Boa Vista/RR

Medicamentos para a saúde Yanomami encontrados jogados em casa abandonada em Boa Vista. Foto: G1/RR

Nesta terça-feira, (6), a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva contra indivíduo que estaria relacionado ao desvio de medicamentos destinados aos Yanomami.

No dia 31/1, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil, havia encontrado uma grande quantidade de medicamentos, que teria sido desviada do DSEI-Y, em uma casa abandonada localizada em Boa Vista/RR. Há indícios de que vários medicamentos teriam sido incinerados no local.

As suspeitas são de que os remédios foram escondidos após a deflagração da segunda fase da Operação Yoasi, em outubro do ano passado. A Operação Yoasi investiga um esquema de desvio de recursos públicos federais do DSEI-Y envolvendo agentes públicos e empresários. 

Os medicamentos eram destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) — órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pela saúde indígena Yanomami. Os medicamentos não foram catalogados pela Polícia Civil, mas os agentes estimam que tinham mais de 50 caixas de remédios entre anestésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e outros.

A PF suspeita que os remédios foram escondidos na casa abandonada após segunda fase da Operação Yoasi, deflagrada em outubro do ano passado. A Operação Yoasi investiga um esquema de desvio de recursos públicos federais do Dsei-Y envolvendo agentes públicos e empresários.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp