06/02/2024 às 17h49min - Atualizada em 06/02/2024 às 17h49min

Roraima terá seu primeiro Hospital Universitário Federal

Assinatura do protocolo de intenções nesta quarta-feira (7) formaliza contrato entre Ebserh e UFRR para prestação de serviços de saúde via SUS

O antigo Hospital das Clinicas do Governo de Roraima será transformado em Hospital Universitário. Foto de Nilzete Franco
Em um momento histórico para a saúde pública de Roraima, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) assinam nesta terça-feira (7) o protocolo de intenções para a criação do primeiro Hospital Universitário de Roraima. 
 
O investimento total para as obras, que serão realizadas por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, será de R$ 50 milhões. O ato reafirma o compromisso da Universidade e da Ebserh com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa a formação de novos profissionais para a área da saúde. A solenidade ocorrerá às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da UFRR, localizado no campus Paricarana.
 
Após a assinatura do protocolo, equipes da UFRR e da Ebserh realizarão um diagnóstico do Hospital e planejarão a operação do novo HU, incluindo a definição de pessoal, orçamento e melhorias necessárias. O novo Hospital Universitário será instalado no atual Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, localizado na zona Oeste de Boa Vista.
 
Entre os serviços que serão oferecidos estão: assistência médico-hospitalar, ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, além da prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de profissionais da área da saúde. A previsão é de ampliar o número de leitos, dos atuais 128, para 180, sendo 20 de Terapia Intensiva para adultos, além da criação de Centro de Imagem, Centro Cirúrgico e Ambulatório de Especialidades Médicas. 
 
Etapas anteriores
 
O projeto de implantação do novo Hospital Universitário em Roraima foi iniciado em outubro de 2023, com visita técnica e reuniões estratégicas entre representantes da UFRR, Ebserh, Ministério da Saúde e autoridades estaduais. Em seguida, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou o Projeto de Lei nº 311/2023, autorizando a transferência da titularidade do imóvel onde funciona o Hospital das Clínicas para a Universidade Federal de Roraima. O projeto foi sancionado pelo governador de Roraima e publicado como a Lei nº 1.902, de 21 de dezembro de 2023.
 
Sobre a Ebserh
 
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 
Fonte: UFRR /Assessoria da Presidência da Ebserh
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp