Estratégia e equilíbrio
“A tecnologia oferecida pela plataforma não apenas destaca números de interação, mas evidencia o compromisso em facilitar o acesso à informação, demonstrando o nosso compromisso com a transparência, acessibilidade e participação social”, destacou o presidente.
Para a diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Casa Legislativa, Leocides Daubermann, um dos desafios em democratizar as informações do Parlamento na era digital é equilibrar o perfil institucional e promover um relacionamento mais direto e leve, característica das redes sociais.
“Hoje, não são apenas os jovens que estão nas redes, mas também adultos, idosos e crianças. Por isso, elaboramos estratégias para levar informações do Poder Legislativo de forma leve, com qualidade e atrativa ao cidadão, distanciando-nos da forma tradicional que muitas emissoras ainda usam. Temos uma equipe que faz esse planejamento, pensando em qual público queremos atingir e qual mensagem queremos transmitir. Fizemos um estudo de nosso público e estamos ampliando nosso alcance para chegar mais perto de todas as faixas etárias e de todas as religiões, porque, afinal, a Assembleia é a Casa do Povo”, esclareceu a superintendente.
Interação e feedback
“É necessário ter em mente o nosso público, que são os nossos seguidores, e agir sempre de acordo com a Lei de Acesso à Informação, aproximando as ações do parlamento da população. Dessa forma, queremos que as informações cheguem ao público de modo a gerar engajamento, mantendo sempre a seriedade. Não podemos perder esse equilíbrio, e temos conseguido alcançar esse objetivo. O resultado no top dez mostra que estamos no caminho certo”, disse Daubermann.
A interação constante e o foco no feedback têm se traduzido em resultados expressivos. “As pessoas têm gostado do conteúdo. Prova disso é que só em 2023 tivemos mais de treze mil novos seguidores no Instagram, e em todo o ano foram mais de vinte milhões de visualizações em todas as plataformas”, complementou a coordenadora.
“O trabalho não acaba depois da postagem, continua. Precisamos fazer um trabalho de monitoramento e interagir, porque precisamos do feedback das pessoas, e as pessoas precisam do nosso feedback. É isso que temos feito. Cada comentário, curtida e compartilhamento servem como ferramentas para analisar o que está acontecendo na nossa rede social e o que as pessoas gostam ou não gostam de ver”, explicou.