14/02/2024 às 07h35min - Atualizada em 14/02/2024 às 07h35min

Polícia Civil de Roraima investiga a morte de 3 garimpeiros em área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

A Reserva Yanomami é o maior território indígena do Brasil e vem enfrentando desde 2022 uma crise sanitária e ambiental sem precedentes por causa da invasão de garimpeiros.

Os três garimpeiros que foram assassinados por indígenas em um garimpo ilegal de Roraima.
Polícia Civil de Roraima investiga a morte de três garimpeiros em uma área de exploração ilegal na Terra Indígena Yanomami.
Segundo o boletim de ocorrência, as mortes teriam ocorrido no último dia 8 de fevereiro. Somente na segunda-feira (12) os parentes das vítimas souberam dos homicídios.

Eles disseram aos policiais que os três teriam sido surpreendidos por indígenas armados com espingardas e arco e flechas na região do Parima, em uma área de garimpo ilegal dentro da reserva.

Josafá Vaniz da Silva, de 52 anos, Luiz Ferreira da Silva, de 50 anos, ambos garimpeiros, e Elizangela Pessoa da Silva, de 43 anos, que era cozinheira, teriam sido mortos no ataque. Outros três garimpeiros conseguiram fugir - um deles foi ferido por uma flecha.

A polícia pediu apoio logístico do Exército para que os agentes, peritos e o Corpo de Bombeiros consigam chegar até a área, que é de difícil acesso, e resgatar os corpos.
 
O delegado da Polícia Civil Wesley Costa de Oliveira não quis gravar entrevista, mas disse que após a disponibilização do deslocamento até o local serão realizadas as oitivas, as perícias e diligências para esclarecer o crime e responsabilizar os autores.

A Reserva Yanomami é o maior território indígena do Brasil, tem quase 100 mil km² no Amazonas e Roraima, e vem enfrentando desde 2022 uma crise sanitária e ambiental sem precedentes por causa da invasão de garimpeiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp