30/04/2023 às 16h10min - Atualizada em 30/04/2023 às 16h10min

Polícia Federal investiga ataque de garimpeiros a indígenas Yanomami. Um morto e dois feridos em Roraima

Agentes da Polícia Federal estão a caminho da região onde aconteceu o atentado com mortes aos indígenas.


 

A Polícia Federal tomou conhecimento no início da noite deste sábado (29) de um ataque que indígenas Yanomami teriam sofrido de garimpeiros. Na madrugada de hoje, em atuação com o apoio da FAB e da FUNAI, duas equipes da PF se deslocaram aos locais relacionados ao conflito, na comunidade indígena UXIU, em Roraima, com intuito investigar o ocorrido e de interromper eventuais agressões que ainda estivessem em andamento.

Indígenas teriam entrado em confronto e trocado tiros com garimpeiros na data de ontem (29/4). Três Yanomami foram atingidos. Um faleceu ainda ontem e dois já estão sendo atendidos no Hospital Geral de Roraima, onde passam por procedimentos.

Durante as diligências a PF apurou indícios dos crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações. O corpo foi encaminhado para o IML para elaboração de laudo.

Outras diligências seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação.

MINISTRA LAMENTA MORTE

ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, lamentou o ataque à comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais. O atentado, que ocorreu nesse sábado (29/4), resultou na morte de um indígena de 36 anos. Outros dois ficaram feridos. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar as ações de retirada dos suspeitos, segundo informou a ministra.

Também foi solicitado o reforço do Ministério da Justiça (MJ) para a investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.
“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra três indígenas Yanomami, um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado grave”, escreveu Sônia no Twitter.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, confirmou pelas redes sociais que garimpeiros ilegais armados alvejaram três os jovens Yanomami.
Ilson Xirixana, que atuava na região como agente indígena de saúde (AIS), foi baleado na cabeça. Ele chegou à unidade de saúde desacordado e não resistiu aos ferimentos, falecendo por volta das 5h30 deste domingo (30/4).

Os outros dois feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave. Eles foram levados para Boa Vista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp