16/02/2024 às 15h38min - Atualizada em 16/02/2024 às 15h38min

Refúgio 343 assina parceria com Instituto Localiza para oferecer cursos gratuitos para refugiados em Roraima

Projeto “Ampliando Sonhos” visa formar 600 venezuelanos em 2024 e apoiá-los em oportunidades de emprego, em diferentes locais do Brasil

Foto: Refugio 34/Divulgação

A organização humanitária Refúgio 343, com sede em Boa Vista, e o Instituto Localiza uniram forças para apoiar refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima na busca por emprego, a partir do projeto “Ampliando Sonhos”, com a oferta de cursos gratuitos. A parceria se estenderá durante todo o ano, em diferentes momentos, com a realização de cursos livres de português e educação intercultural e cursos profissionalizantes para operador de caixa e auxiliar de serviços gerais. As novas turmas estão previstas para iniciarem em março (data ainda em definição). 

 

De acordo com o coordenador de operação do Refúgio 343, Leonardo Tavares, estima-se formar 600 pessoas em situação de refúgio até o final de 2024 nos cursos livres e profissionalizantes. “Os cursos visam promover a inclusão social, o acesso aos serviços essenciais, oferecendo conhecimento básico sobre cidadania, cultura, leis e regras sociais do Brasil, além de serem uma oportunidade de empregabilidade. O Refúgio 343 apoia a Operação Acolhida e os processos de identificação de perfis para as Vagas de Emprego Sinalizadas (VES), destinadas para refugiados e migrantes em todo o Brasil. Os cursos facilitarão os processos e o acesso das pessoas às vagas”, explica.

 

A parceria iniciou em janeiro, com a abertura de duas turmas para os cursos livres de português e educação intercultural, com carga horária de 50 horas cada, beneficiando cerca de 60 pessoas. A formatura ocorreu no dia 09/02, na Escola Refúgio, no Centro de Coordenação de Interiorização (CCI), em Boa Vista, após duas semanas de aulas e imersão. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na portaria do CCI, de 8h às 17h, ou nas redes sociais do Refúgio 343 (@refugio343_).

 

Sobre o Refúgio 343

O Refúgio 343 é uma organização humanitária que visa a reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes no Brasil. Em 2023, Fernando Rangel, fundador da organização, recebeu o título de Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Escolha do Leitor’. Em 2022, o Refúgio 343 foi reconhecido como "Melhor ONG do Brasil" pelo Prêmio Melhores ONGs, o maior do Terceiro Setor. Em apenas 4 anos, a organização já apoiou a interiorização de mais de 4 mil pessoas, em 243 cidades do país, e formou 3 mil refugiados e migrantes em Língua Portuguesa e outros cursos livres.


Por: Raquel Andrade (Lumo Comunicação)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp