20/02/2024 às 06h57min - Atualizada em 20/02/2024 às 06h57min

A Venezuela tem mais petróleo do que toda a Arábia Saudita e todo o Canadá

O “ouro negro”, localizado na bacia do rio Orinoco, não só excede as reservas de qualquer outra nação do mundo, incluindo a Arábia Saudita, mas também de outros países que excedem a sua dimensão, como o Canadá, os Estados Unidos, a Rússia ou o Brasil.

A Venezuela tem mais petróleodo que a Arábia Saudita, o Canadá e a América do Sul juntos
A Venezuela possui as reservas de petróleo mais extensas do mundo , cuja enormidade é difícil de conceber. De acordo com as informações mais recentes da PDVSA, a petrolífera nacional, o Cinturão Petrolífero do Orinoco (FPO) possui reservas provadas que chegam a mais de 300 bilhões de barris, constituindo o maior depósito de petróleo do mundo.

Este “ouro negro”, localizado na bacia do rio Orinoco, não só excede as reservas de qualquer outra nação do mundo, incluindo a Arábia Saudita, mas também de outros países que excedem a sua dimensão, como o Canadá, os Estados Unidos, a Rússia ou o Brasil.
 
O FPO se estende por aproximadamente 600 quilômetros de comprimento e 70 quilômetros de largura, contém cerca de 1,2 trilhão de barris de petróleo, dos quais mais de 270 bilhões são considerados recuperáveis, segundo Jorge Navarro, vice-presidente da Associação Espanhola de Geólogos e Geofísicos de Petróleo para El Economista.
 
 
 
Qual é a região da América do Sul que tem mais petróleo do que toda a Arábia Saudita?

O FPO também é sinônimo de desafios significativos. O petróleo bruto pesado e extrapesado que predomina nesta região apresenta obstáculos notáveis ​​à sua extração, transporte e refino.

Ao contrário do petróleo leve, que é mais barato de produzir e processar, o petróleo bruto FPO requer tecnologias avançadas e caras para ser utilizado. Métodos como a injeção de vapor e o uso de diluentes são essenciais para mobilizar este óleo viscoso, o que aumenta os custos de produção e limita a sua rentabilidade em mercados com baixos preços do petróleo bruto.
 
 
A indústria petrolífera venezuelana sofreu devido às sanções internacionais. Embora a Venezuela tenha as maiores reservas de petróleo bruto, a sua capacidade de produção diminuiu drasticamente nas últimas décadas.
 
Por que a Venezuela não consegue capitalizar o seu petróleo?

O paradoxo da Venezuela é palpável: um país com recursos energéticos incomparáveis, mas incapaz de capitalizar plenamente o seu potencial devido a barreiras tecnológicas, económicas e políticas. O FPO simboliza tanto a promessa como o dilema da Venezuela no cenário energético global.
 
 Desbloquear o verdadeiro potencial do FPO exigirá uma combinação de reformas políticas internas, colaboração internacional e avanços tecnológicos.
 
Apesar dos desafios, o interesse global em fontes de energia alternativas e a crescente procura de petróleo sugerem que o FPO permanecerá no centro das discussões energéticas globais.
 
 
 
Para a Venezuela, esta área não é apenas uma fonte de riqueza potencial, mas também uma oportunidade para redefinir o seu papel no mundo, passando da crise a ser um pilar da estabilidade energética global.
 
Como é o Cinturão Petrolífero do Orinoco na Venezuela?

O Cinturão Petrolífero do Orinoco é um exemplo da abundância de recursos naturais da Venezuela e um lembrete dos desafios que enfrenta.

O Cinturão se estende pelos estados venezuelanos de Guárico, Anzoátegui, Monagas, Delta Amacuro e Bolívar, cobrindo uma área de 55.314 quilômetros quadrados. Esta região contém mais de 270 milhões de barris de petróleo bruto pesado e extrapesado, o que representa 20% das reservas provadas mundiais, o que é comparável a um quarto das reservas dos países membros da OPEP, a principal organização produtora de petróleo. …nações produtoras de petróleo.
 
 
 
Segundo estimativas da PDVSA, a capacidade potencial de produção desta área poderá sustentar a extração de 3 milhões de barris por dia durante 300 anos, através da implementação de 10.808 poços de petróleo e 282 perfurações que operam simultaneamente, apoiadas por 2.470 quilómetros de oleodutos.
 
 Quantos poços existem na Faixa do Orinoco?

A exploração petrolífera nesta área começou em 1936, mas foi durante a presidência de Hugo Chávez que se iniciou a certificação das reservas, processo que culminou com a nacionalização do sector em 2007 e a posterior atribuição de blocos a empresas internacionais como a Chevron, Rosneft, Energias Totais, Eni e Repsol. Estas colaborações internacionais permitiram o desenvolvimento de 2 fábricas de atualização de petróleo bruto na região.
 
 
 
 Quanto petróleo a Venezuela tem?

Num mundo onde a energia é o motor da economia global, a Venezuela encontra-se numa posição invejável e, ao mesmo tempo, paradoxal. Apesar de ter as maiores reservas de petróleo recuperável do planeta, com um número impressionante de 303 mil milhões de barris, segundo os últimos dados da OPEP.

Venezuela: o país com as maiores reservas de ouro da América Latina

O mais recente relatório da Trading Economics mostrou que a Venezuela ocupa o primeiro lugar na América Latina com as maiores reservas de ouro e o seu banco central detém aproximadamente 161 toneladas de ouro. Em comparação com vizinhos regionais como o Brasil e o México (130 e 120 toneladas respectivamente), este número coloca o país numa posição significativa, ocupando o segundo lugar no continente americano, depois dos Estados Unidos.
 
Embora as reservas da Venezuela não tenham mudado significativamente desde o segundo trimestre de 2020, o país mantém uma posição invejável devido à sua grande acumulação de ouro, que continua a ser um activo essencial para o banco central, pois simboliza a estabilidade e a confiança do país.  Economia.

Fonte: 
La República

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp