20/02/2024 às 13h10min - Atualizada em 20/02/2024 às 13h10min

Assembleia Legislativa de Roraima dá início ao ano legislativo de 2024. Sampaio destaca ações da Comunicação

Sessão ocorreu nesta terça-feira (20) e contou com diversas autoridades

O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio, discursa na abertura do ano legislativo, nesta terça (20). Foto: SupCom/ALE
Ocorreu nesta terça-feira (20) a sessão de abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), que deu início às sessões ordinárias. Durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium (Progressistas) leu a mensagem governamental e apresentou um panorama da situação socioeconômica do Estado e as projeções para 2024.
 
O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), lembrou que o ano de 2023 foi marcado pelo diálogo democrático entre os parlamentares e a aproximação com a população, por meio de audiências públicas e consultas para construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
 
Sampaio enalteceu também o avanço das ações da Superintendência de Comunicação para levar as informações até os cidadãos. Para isso, exemplificou que o perfil no Instagram é o segundo maior entre as Assembleias Legislativas do Norte, e o canal no YouTube com o maior número de inscritos (20 mil). De acordo com o presidente, a ideia é seguir neste ritmo.
 

“Quero dar as boas-vindas a todos que estão atentos às atividades do Legislativo. Temos nos esforçado para que o cidadão tenha acesso às discussões de sua casa, do seu trabalho, a qualquer momento. Quero convidar os cidadãos para acompanhar os trabalhos da Assembleia durante todo o ano”,
declarou Sampaio, ao pedir a execução de emendas parlamentares no primeiro semestre de 2024 e se colocar à disposição dos demais Poderes.
 
Além dos deputados, participaram da sessão diversas autoridades, como o vice-governador Edilson Damião, o desembargador do Tribunal de Justiça, Almiro Padilha, o procurador-geral do Ministério Público, Fábio Stica, o reitor da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianelli, e o chefe da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, coronel Rodrigo Tramontini Fernandes.
 
Ainda na sessão de abertura, a Superintendência de Comunicação lançou a nova edição da “Parlamento em Revista”, que aborda leis estaduais com efeitos práticos na vida da população. O material também traz a atuação da Assembleia Legislativa no ano de 2023, as atividades dos programas sociais da Casa, além das projeções dos deputados para o novo ano legislativo. A sexta edição está disponível para consulta no site do Parlamento.
 
Tribunal de Justiça
 
Neste ano, o Poder Judiciário teve um momento de fala na cerimônia. O desembargador Almiro Padilha, que representou o Tribunal de Justiça, destacou que a abertura do ano legislativo é um evento importante, marcante e simbólico, para a manutenção da democracia, independência e harmonia entre os Poderes.
 

“Isso [abertura do ano legislativo] acontece historicamente e tem valor muito grande. O Parlamento é a representação maior da sociedade. O Judiciário sempre reconheceu e sempre reconhecerá a importância dos deputados. Talvez Roraima seja, entre todos os estados, o exemplo maior do que é harmonia e independência entre os Poderes”,
enfatizou.
 
Padilha frisou que a Justiça Estadual tem aumentado os investimentos em tecnologia, para agilizar as tramitações de processos. Esses avanços, segundo ele, contribuíram para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) certificar o Judiciário roraimense como o melhor tribunal no ano de 2022, depois de avaliar quase 170 requisitos e cravar mais de 91% na pontuação.
 
“Por isso, quero desejar ao Executivo e ao Legislativo sucesso em 2024, muito trabalho e muita entrega à população”, encerrou.
 
Mensagem governamental
           
Constitucionalmente prevista na abertura do ano legislativo, a mensagem governamental de Antonio Denarium enfatizou o trabalho do Estado nas diferentes áreas sociais, como saúde, educação, segurança e bem-estar social. O chefe do Executivo disse que é com “grande satisfação” e “esperança renovada” que vai seguir desenvolvendo as atividades do governo.
 

“Estamos diante de um novo ciclo que se inicia, trazendo oportunidades únicas para reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população de Roraima. Gostaria de enfatizar a importância do respeito, da harmonia e da parceria entre os Poderes, essenciais para a construção de um ambiente político saudável e produtivo. A independência dos Poderes é um mecanismo que garante a eficácia e o equilíbrio na gestão pública”,
declarou.
 
 Informações e fotos: SupCom/Assembleia
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp