O prefeito Arthur Henrique junto com vereadores de Boa Vista na abertura do ano legislativo. Fotos: Semuc/Prefeitura O prefeito Arthur Henrique esteve presente, na manhã desta terça-feira (20), na sessão solene que marcou a abertura do Ano Legislativo 2024 da Câmara Municipal de Boa Vista. Na oportunidade, ele destacou as principais ações da gestão nos últimos três anos, prioridades para os próximos meses e reforçou a importância da parceria com os vereadores, responsáveis pela aprovação de projetos essenciais para o desenvolvimento da capital.
Ao ler a mensagem do executivo municipal, Arthur falou da reestruturação da cidade após o período de pandemia, além de destacar os desafios enfrentados com os impactos da imigração e da recente crise humanitária Yanomami. Avanços na saúde, educação, economia, agricultura e infraestrutura foram citados.
Além disso, o prefeito citou algumas das prioridades da gestão para este ano de 2024, com foco na entrega de obras importantes e ações estruturantes para a cidade. Para se ter uma ideia, desde 2021 foram 57 obras entregues e, atualmente, 31 estão em andamento.
“Vamos inaugurar nos próximos dias o Centro de Telemedicina Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e mais duas unidades básicas de saúde nos bairros Airton Rocha e Equatorial. Entregaremos outras três UBSs nos bairros Pedra Pintada, Vila Jardim e PA Nova Amazônia, além de um anexo da UBS do Buritis”, ressaltou Arthur Henrique.
DIÁLOGO FUNDAMENTAL – O prefeito destacou também a importância de uma relação harmônica entre os poderes, que deve envolver muito diálogo em prol de um bem comum: o bem-estar e qualidade de vida da população boa-vistense.
“É através dessa parceria entre prefeitura e legislativo que podemos atender às necessidades da população. Estamos cientes dos anseios da nossa sociedade e, por isso, contamos com a colaboração dos vereadores para seguirmos em frente, transformando a cidade para melhor. Sabemos que ainda há muito o que ser feito e melhorado, mas é inegável o quanto avançamos”, afirmou.
|
Arthur Henrique entregou a mensagem do executivo para a Juliana Garcia, vice-presidente da Câmara SAÚDE
Boa Vista saiu de uma situação de emergência no início de 2023 para quase 100% de cobertura na Atenção Primária. Foram reconstruídas 3 UBSs dos bairros São Pedro, Paraviana e São Vicente, além de reformadas e entregues outras 2 UBSs nos bairros 31 de Março e Jardim Floresta.
Foram contratados 153 médicos; ampliado de 60 para 141 o número de equipes de Estratégia Saúde da Família; de 9 para 50 equipes de saúde bocal e, este ano, foi implantado o Consultório na Rua e Castra Móvel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou uma sede, além de 75% da frota de ambulâncias renovada.
O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) também contou com investimentos, incluindo a contratação de novos profissionais, novas vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e reestruturação da unidade de Trauma, dobrando a capacidade de leitos. Além disso, foram convocados recentemente 241 agentes comunitários de saúde e endemias, garantindo atendimento mais eficaz, humanizado, preventivo e amplo em toda a cidade.
EDUCAÇÃO
A prefeitura investiu em programas inovadores, na robótica e em equipamentos tecnológicos. Unidades de ensino passaram também por melhorias na infraestrutura e novos profissionais foram contratados. Foram abertas novas frentes de atuação, fortalecendo a educação inclusiva com a criação do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista para alunos da rede municipal de ensino.
Com isso, foi ampliado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), atendendo inclusive 2 escolas indígenas. Outro marco foi a implantação do projeto Bem-Te-Vi, que oferece atendimento oftalmológico e óculos sem custos para os pais dos alunos.
O investimento em novas creches, reestruturação de escolas, matrículas on-line, formação e contratação de novos profissionais de educação permitiu a ampliação significativamente a oferta de vagas. Só nas creches, número de vagas saltou de 2.515 em 2021 para 3 mil novas vagas este ano, dobrando a capacidade de atendimento pré-escolar, num total de 5.515 vagas em creches.
A novidade mais recente foi a expansão da modalidade de ensino da rede, passando a atender o 6º ano, cuja pretensão seguirá até o 9º ano. Isso tudo com transporte escolar garantido e merenda de qualidade, que são diferenciais das escolas de Boa Vista.
INFRAESTRUTURA
|
Arthur conversa com vereadores na sessão de aberturta do ano legislativo. Atualmente, são 31 obras em andamento e 57 obras entregues desde 2021. Na área urbana, novos 23 pontos críticos de alagamento receberam drenagem, trazendo soluções definitivas para problemas históricos de acesso em 29 pontos da cidade. Foram asfaltados e recapeados centenas de trechos, além da implantação de iluminação de led em mais de 90% da cidade, sendo que o objetivo este ano é que Boa Vista seja 100% contemplada.
AGRICULTURA
Desde 2021, foram investidos mais de R$ 30 milhões na agricultura familiar, beneficiando produtores das áreas rural e indígena. Foram entregues diversas obras de infraestrutura, novas estradas, pontes e algumas vicinais receberam asfalto pela primeira vez, fortalecendo o turismo e facilitando o escoamento de produtos da agricultura familiar. Esta, por sua vez, teve importantes conquistas como a tecnologia, equipamentos de ponta, tanques, insumos e assistência técnica garantidos pelo poder público aos produtores, sem falar da maior feira de agricultura familiar – a AGRO BV.
SEGURANÇA
Foi investido de forma expressiva na Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito, com equipamentos de ponta, viaturas, capacitação, fardamento, armas, munições e itens de proteção. A população também está mais segura com o monitoramento por câmeras em diversos pontos estratégicos de toda a capital. A cidade também recebeu novos redutores de velocidade e placas de sinalização. Campanhas e ações para redução de índices de violência, principalmente no trânsito, têm sido reforçadas.
SOCIAL
Em 2023 o ‘Família que Acolhe (FQA)’ completou 10 anos de existência, assistindo a mais de 31 mil gestações e sendo referência, com parceiros já consolidados em esfera internacional, em políticas públicas voltadas à primeira infância. São mais de 12 mil pessoas atendidas em nossos projetos e programas sociais e 1.500 famílias atendidas nas áreas rural e indígena.
Boa Vista já está adiantada no processo do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, para garantir que 999 unidades habitacionais sejam construídas, em diversos espaços urbanos. Com o novo Plano Diretor, a capital terá mais mobilidade, favorecendo o crescimento ordenado da cidade, sempre com uma perspectiva sustentável.
SERVIDORES
Em três anos de gestão, foram empossados 2.738 novos profissionais em diversas áreas, especialmente na saúde, educação e no social.
Fonte: Semuc/Prefeitura