21/02/2024 às 18h04min - Atualizada em 21/02/2024 às 18h04min

Arthur Henrique entrega nova sede do Centro de Atenção Psicossocial e amplia capacidade de atendimento da unidade

Com nova sede, expectativa é de crescimento de 30% nas assistências prestadas

Boa Vista ganha um novo equipamento público para cuidados com a saúde mental de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. Localizado no bairro Mecejana, o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) Antônia Constância de Matos Campos foi inaugurado nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Arthur Henrique.

Atualmente, o CAPS-II contabiliza, em média, 1.050 atendimentos mensais. No entanto, com a nova sede, a expectativa é um crescimento de 30% nas assistências. De acordo com o prefeito, a gestão investe em obras como esta para dar mais conforto e comodidade tanto aos pacientes, quanto a familiares e profissionais.

“Este é mais um investimento da prefeitura na saúde pública. O CAPS-II é um equipamento inaugurado em 2012, que funcionava em uma unidade alugada e não tinha um espaço própria. Agora, a sede passa a viver nova realidade, com um prédio moderno, semelhante às clínicas particulares de Boa Vista”, disse.

Nova sede foi entregue aos pacientes e profissionais

Transformando realidades

Acolhimento, cuidado, atendimento clínico especializado e inserção social estão entre a garantia de direitos dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, além do fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Mãe de duas pacientes, a costureira Elza Barros conta que as filhas são atendidas há seis anos na unidade.

“Quando começamos os atendimentos aqui, as minhas filhas estavam muito doentes. Inclusive, uma delas não conseguia andar, mas foi evoluindo no tratamento e agora já caminha sozinha. Outra filha, teve uma crise que resultou no afastamento das atividades. E após acompanhamento no CAPS, voltou ao trabalho. Sou muito grata”, contou.

As duas filhas da costureira Elza Barros são acompanhadas no CAPS

Serviços oferecidos

Na unidade, crianças e adultos com transtornos mentais são atendidos na unidade. São atendidas pessoas com diagnóstico de Transtorno de Personalidade, Transtorno Depressivo Grave, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), Esquizofrenia, Ideação e Tentativas de Suicídio e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por meio de serviços de acolhimento, atendimento médico-psiquiátrico, psicológico, oficinas terapêuticas, farmácia e suporte multidisciplinar.

Estrutura moderna

O novo prédio do CAPS-II possui uma estrutura moderna, de qualidade e conforto em 565,56m²de área construída. Há uma ampla área de espera (recepção), sete consultórios, duas salas de oficina; farmácia, cozinha, pátio/refeitório bem espaçoso, área de medicação, administrativo e gerência.

Ambientes de apoio como despensa, Depósito de Material de Limpeza (DML), depósito, arquivo, banheiros, horta, sala de reunião e garagem para ambulância também fazem parte da nova sede. Para a secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, a prefeitura tem cumprido o papel de cuidar dos pacientes.

A secretária Regiane destacou que o novo prédio faz parte das ações de fortalecimento da saúde municipal

“O CAPS atende pacientes que são referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde. O prefeito Arthur lançou o programa Boa Vista + Saúde, que é o conjunto dessas várias ações de saúde, com a promoção de uma saúde melhor para a população do nosso município”, contou.

Trabalho em parceria

O novo prédio foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Boa Vista e emenda parlamentar da ex-deputada federal Maria Helena, que também esteve presente na cerimônia de entrega do novo prédio. “É uma alegria poder ver mais uma obra sendo inaugurada, obra que eu ajudei a prefeitura, com recursos federais. Para mim, sempre foi uma alegria e confiança destinar recursos para a Prefeitura de Boa Vista, porque eu sabia que seriam bem aplicados”, celebrou.


Informações e fotos: Semuc/Prefeitura


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp