01/05/2023 às 10h56min - Atualizada em 01/05/2023 às 10h56min

DISPUTA PELO TCE: Jorge Everton denuncia retaliação e perseguição por aliados de Denarium.

Jorge Everton quer ação da Mesa Diretora contra atos intimidatórios promovido por aliados de Denarium. Foto: SupCom/ALE



Candidato declarado ao posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado estadual Jorge Everton (União Brasil) encaminhou representação à Mesa da Assembleia Legislativa (da qual é 1º Secretário) para denunciar que está sofrendo perseguição e ações de retaliação por parte de aliados de Antonio Denarium depois que rompeu relação política com o governador.
Jorge denuncia esses policiais por ameaças e intimidação.

Everton solicita que a Mesa Diretora adote em caráter de urgência medidas cabíveis “ante a gravidade dos fatos”. Segundo ele as intimidações se tornaram visíveis e públicas depois que foi ao Palácio do Governo e em uma conversa com Antonio Denarium deixou claro sua indignação pelo fato do governador lhe pedir apoio à primeira-dama para a vaga no TCE.

“É de notório conhecimento que este Parlamentar disputa uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, vaga está a ser escolhida pelo Poder Legislativo. Também é de domínio público que o Governador do Estado lançou e efetivou a candidatura de sua esposa Simone Soares de Souza, conforme lista publicada no Diário Oficial da ALE/RR do dia 28/04/2023. Válido mencionar que no dia 20/04/2023, fui chamado ao Palácio do Governo para uma reunião com o chefe do Executivo, e lá ouviu do Governador a indecorosa proposta para que retirasse sua candidatura e declarasse apoio à pretensão da primeira-dama, o que foi de plano rejeitado e na oportunidade este Parlamentar declarou sua saída da base de apoio ao Governo na ALE/RR. A partir de então, começaram os atos de retaliação/perseguição. No início da semana passada, todos os servidores que declararam apoio a nossa candidatura de Deputado Estadual no pleito de 2022 e que inclusive apoiaram a candidatura do próprio Governador a reeleição, foram exonerados de uma só vez”, diz Jorge na representação.
 



"Como se não bastasse, durante a semana este Parlamentar juntamente com Vossa Excelência e demais colegas, foram a Belém/PA para a reunião do Parlamento Amazônico. Na madrugada da sexta-feira dia 28/04/2023, ao regressar para Boa Vista, se deparou com o Chefe do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública no mesmo voo. Já no último fim de semana, foi realizada a final da Copa Jorge Everton de Futebol das Vicinais, na vicinal 11 de Rorainópolis, evento tradicional na região que já está na terceira edição. Mais uma vez, este signatário se deparou com policiais (que juntamente com o Policial Civil Dantas – já falecido - na campanha eleitoral de 2022 faziam parte da equipe de segurança de Disney Mesquita, ex-chefe da Casa Civil, sócio e braço direito do Governador) filmando e tirando fotos do evento, conforme imagens em anexo. Assim, nobre Presidente, pela conjuntura dos fatos acima narrados, notasse que não é mera coincidência".

Jorge diz que Denarium, “com sua sede de poder”, quer a todo custo impor sua vontade e eleger sua esposa ao cargo de Conselheira do TCE, ferindo os princípios da administração pública (moralidade, impessoalidade e isonomia), e agora usa o aparato da segurança pública do Estado como forma de perseguir/intimidar um Deputado Estadual”. Ao final da representação encaminhada à Mesa Diretora da ALE, Jorge afirma que as ameaças, a perseguição e as intimidações promovidas por aliados e seguidores do governador não o intimidarão.

 
"SALIENTAMOS QUE NÃO IRÃO NOS INTIMIDAR! Lembramos que tais atos, em tese configuram no mínimo improbidade administrativa, abuso de autoridade, sem prejuízo de apuração de outros ilícitos. Neste contexto, estes fatos não podem passar despercebidos e sem a devida apuração e reprimenda por parte desse Poder, visto que estamos diante de um atentado ao livre exercício e das prerrogativas constitucionais ao mandato parlamentar. Portanto, nos termos do artigo 20, inciso XV, do Regimento Interno da ALE/RR, trazemos ao Vosso conhecimento os acontecimentos ilícitos e subreptícios, para que em caráter de urgência por meio da mesa diretora adote todas as medidas cabíveis para cessar e apurar as condutas aqui mencionadas, em especial: oficiar a Secretaria de Estado da Segurança Pública requisitando informações sobre a atuação dos policiais, a Corregedoria da Polícia Civil para que apure os fatos, ao DETRAN/RR para que preste informações sobre a propriedade do veículo utilizado, além da convocação dos policiais para que prestem esclarecimentos junto a Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário dessa Casa".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp