13/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 13/03/2024 às 14h37min

Ministra Marina Silva participa de assembleia com lideranças indígenas em Roraima

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima se reuniu com lideranças indígenas na 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na manhã desta quarta-feira (13). Essa é a segunda vez que ela acompanha uma assembleia do Conselho Indígena de Roraima. Ministra Marina Silva durante a 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva participou nesta quarta-feira (13) da 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, durante visita ao estado. O evento é realizado no Centro Indígena de Formação Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS) na região do Surumu, em parte da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ao Norte do estado.

Com o tema “Terra, Identidade e Autonomia dos povos indígenas”, a 53ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima é organizada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR). Antes de chegar ao local do evento, a ministra foi vista na manhã desta quarta no “Quarto de Bode”, tradicional ponto de venda de paçoca de Roraima, localizado no km 100 da BR-174, no município de Amajari, interior do estado.

Durante o evento, a ministra ainda acompanhou as tradicionais danças indígenas. Além dela, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Joenia Wapichana participou do evento.

Essa é a segunda vez que Marina Silva participa de uma assembleia geral realizada pelo Conselho Indígena de Roraima desde o início do novo governo. Em março do ano passado, ela acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante encontro com as lideranças locais. À época, ele disse que era preciso demarcar terras para evitar que invasores se apoderem das áreas.

A programação da 53ª Assembleia Geral começou na segunda-feira (11). No primeiro dia, as lideranças indígenas destacaram o período de seca que atinge o estado e discutiram sobre os incêndios florestais que consomem casas, animais e plantações inteiras, além das conquistas nas áreas de produção, vigilância do território e organização social da Raposa Serra do Sol.

Fonte: Funai/Ministério do Meio Ambiente
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp