22/03/2024 às 17h54min - Atualizada em 22/03/2024 às 17h54min

AVALIAÇÃO GERAL: Boa Vista ocupa segundo lugar no ranking de saneamento básico na Região Norte

Foto: CAER/Divulgação
O Instituto Trata Brasil divulgou na quarta-feira (20), a 16ª edição do ranking do saneamento básico no Brasil. Conforme o relatório de 2024, os investimentos do Governo de Roraima realizados pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) em Boa Vista colocaram a capital no segundo lugar da Região Norte, com melhores indicadores de avaliação geral e nota de 8,19. Boa Vista fica atrás apenas de Palmas, capital do Tocantins, que foi avaliada em 8,99.
 
Já no ranking de evolução nos últimos cinco anos das capitais do país, Boa Vista está entre as sete melhores. Com destaque no indicador de tratamento de esgoto, onde a capital ocupa o primeiro lugar da Região Norte, com 92,80% de coleta e 95,02% de tratamento da água consumida.
 
Os dados mostram que a Caer investiu R$ 106,40 por habitante de Boa Vista. Esses investimentos podem ser vistos, por exemplo, na aquisição e instalação de 30 mil hidrômetros que reduziram as perdas de água por ligações praticamente pela metade em cinco anos. Em 2018, o índice de perdas era 1.382,83 litros/ligações/dia. Em 2022, as perdas reduziram para 706,97 litros/ligações/dia, totalizando redução de -675,86 de litros/ligações/dia.


MAIS EFICIÊNCIA
 
Conforme o presidente da Caer, James Serrador, mais 40 mil hidrômetros serão adquiridos nos próximos meses para reduzir as perdas, aumentar a eficiência na medição e incrementar a arrecadação.
 

“A atual gestão tem realizado grandes investimentos em infraestrutura para melhorar a prestação dos serviços de saneamento aos roraimenses. São reformas de reservatórios, implantação de sistemas de abastecimento, reformas e construção de agências de atendimento, além de melhorias no sistema de esgotamento. Foram avanços significativos realizados graças à sensibilidade do governador Antonio Denarium que prioriza o saneamento básico de Roraima, que é tão crucial para melhorar a vida da população”,
disse Serrador.
 

Os dados utilizados para calcular o ranking são do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) 2022, que é a fonte mais completa sobre o setor de saneamento básico no Brasil e reúne informações das empresas prestadoras de serviço estaduais, regionais e municipais de serviços de acesso à água, coleta de esgoto e resíduos sólidos.
 
O ranking do Trata Brasil considera dados de informações prestadas pelas prestadoras de serviço, como população, água, esgoto, dados financeiros, balanços contábeis, qualidade do atendimento, tarifas praticadas, campos experimentais e complementares. E os indicadores da avaliação, são calculados com base nas referidas informações, usado neste relatório os dados referente ao ano de 2022.
 

Fonte: Ascom/CAER
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp