25/03/2024 às 06h29min - Atualizada em 25/03/2024 às 06h29min

Senadores querem ouvir María Corina Machado sobre eleição na Venezuela

Principal candidata da oposição foi impedida de disputar a eleição deste ano por perseguição do regime de Nicolás Maduro

O senador Esperidião Amin (PP) apresentou nesta semana, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, um requerimento para a realização de audiência pública para ouvir a venezuelana María Corina Machado. O documento é assinado também pelos senadores Sergio Moro (União Brasil) e Hamilton Mourão (Republicanos). 

Segundo os parlamentares, o objetivo é esclarecer as razões pelas quais a principal candidata da oposição ao regime de Nicolás Maduro “está impedida de participar das eleições presidenciais na Venezuela”.

“É de conhecimento de todos que a Venezuela é um dos principais focos de tensões na América Latina, atingida com graves crises econômicas e políticas. O País enfrenta há muitos anos sanções econômicas e políticas dos EUA e de países da Comunidade Europeia". 

Nossa intenção não está alicerçada em aspirações ideológicas, mas sim, em inúmeras denúncias de abusos de direitos humanos, repressão e suspeição sobre a independência do Judiciário e do processo eleitoral do País vizinho”, diz trecho do requerimento.

O requerimento do senador Espiridião Amin partiu de demanda do Missão Ushuaia, um projeto brasileiro de documentário sobre a Venezuela que se desenvolveu em um grupo de ativismo pela democracia no país caribenho.

María Corina Machado já participou de sessão na Comissão de Segurança Pública do Senado, a iniciativa de Moro, em 2023.

Quem é María Corina Machado?

María Corina Machado foi impedida de disputar a eleição deste ano por perseguição do regime de Maduro. 

Vitoriosa nas primárias da oposição em outubro, com quase 90% dos votos, ou mais de 2 milhões de eleitores, ela foi classificada como inelegível pela Suprema Corte venezuelana em janeiro, num processo eivado de evidentes irregularidades e denunciado por órgãos internacionais.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que as eleições presidenciais deste ano ocorrerão em 28 de julho, aniversário do ex-ditador Hugo Chávez, falecido em 2013.

Líder da oposição venezuelana, María Corina se recusou a participar da consulta iniciada pelo Parlamento para agendar o pleito, classificando-a como uma “manobra” para uma “via eleitoral fraudulenta”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp