26/03/2024 às 12h16min - Atualizada em 26/03/2024 às 12h16min

Oposição da Venezuela é impedida de registrar filósofa e fica novamente sem candidato para enfrentar Maduro

Coalização de oposição a Nicolás Maduro denunciou que não conseguiu acesso ao sistema online de registro das candidaturas; Corina Yoris tinha sido escolhida por María Corina Machado para substutuí-la na eleição

Corina Yoris, de 80 anos, foi impedida de registrar sua candidatura à Presidência da Venezuela.
A Plataforma Democrática Unitária (PUD), coalizão de oposição da Venezuela, ficou novamente sem candidato para as eleições presidenciais de 28 de julho, depois que a filósofa Corina Yoris, de 80 anos, não conseguiu se registrar antes do fim do prazo, que expirou na segunda-feira (25).

Yoris foi nomeada como candidata da oposição na semana passada por María Corina Machado, que venceu a prévia pela indicação da oposição no ano passado para concorrer contra o presidente Nicolás Maduro, mas foi proibida de ocupar cargos públicos.

A oposição não conseguiu acessar o sistema online da autoridade eleitoral para registrar Yoris como candidata, disse o chefe da coalizão, Omar Barboza. “Eles não nos deixaram entrar”, disse Barboza nesta terça-feira (26).


O Ministério da Informação da Venezuela e o órgão eleitoral CNE não responderam imediatamente a um pedido da Reuters para comentar se Yoris era inelegível para concorrer.

Volta das sanções

Duas pessoas próximas a Machado foram presas na semana passada, causando protestos de Washington, que já avisou um possível retorno das sanções sobre vendas de petróleo em abril, quando expira o prazo da atual flexibilização. Isso se o governo de Maduro não permitir eleições livres e justas.

Em uma entrevista na segunda-feira, Yoris disse à Reuters que estava aberta a discussões com Maduro. “Tenho que negociar com ele”, disse ela. “Estou lhe dizendo que ele deve cumprir a Constituição.”

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela autorizou Maduro a buscar a reeleição para outro mandato de seis anos e ele se registrou com sucesso como candidato ontem segunda-feira.

“Haverá eleições com ou sem vocês”, disse Maduro do prédio do CNE em Caracas, referindo-se à oposição. Pelo menos 10 outros candidatos também se registraram, incluindo um governador do partido de oposição que se registrou cinco minutos antes do prazo final.

Mas a maioria deles é vista como próxima ao governo e não tem apoio significativo dos eleitores, segundo as pesquisas de opinião.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp