27/03/2024 às 07h41min - Atualizada em 27/03/2024 às 07h41min

TRF-1 solta servidor público suspeito de desviar remédios dos Yanomami em Roraima

Harrison Moraes da Silva, preso pela PF em fevereiro, tem cargo de confiança na Secretaria de Saúde de Roraima

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) soltou o ex-servidor comissionado da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), Harisson Moraes da Silva, suspeito de desviar remédios destinados aos indígenas Yanomami. O povo Yanomami enfrenta grave crise humanitária, com elevadas taxas de morte e desnutrição.

Harison Moraes foi preso pela Polícia Federal (PF) no início do mês passado em Boa Vista (RR). A investigação encontrou cerca de 50 caixas de remédios destinados aos Yanomami descartados em sacos de lixo e caixas.

Segundo a apuração da PF, os remédios teriam sido descartados em meio ao avanço da Operação Yoasi, que investigou desvio de recursos e medicamentos para os Yanomami. Servidores públicos e empresários são suspeitos de lavarem dinheiro para ocultar as fraudes.

Os remédios encontrados pela PF estavam dentro de sacos de lixo, caixas, jogados até dentro de uma fossa e havia indícios de que seriam queimados. A PF foi acionada e abriu investigação. Os remédios eram destinados aos indígenas da Terra Yanomami.

A PF suspeita que os remédios foram escondidos na casa abandonada após segunda fase da 
Operação Yoasi, deflagrada em outubro do ano passado. A Operação Yoasi investiga um esquema de desvio de recursos públicos federais do Dsei-Y envolvendo agentes públicos e empresários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp