06/04/2024 às 11h15min - Atualizada em 06/04/2024 às 11h15min

CONFIDENCIAL: Catarina Guerra abre guerra com Nicoletti por indicação do União Brasil pela candidatura à Prefeitura de Boa Vista. por Expedito Perônnico

Antes parceiros, Nicoletti e Catarina Guerra entraram em rota de colisão pela candidatura à Prefeitura de Boa Vista.
 
A pré-candidatura da deputada estadual Catarina Guerra à Prefeitura de Boa Vista está sendo construída literalmente na base da porrada. Na guerra mesmo. Desde do início das articulações do grupo governista, liderado por Antonio Denarium, para a formação de uma chapa com Catarina na cabeça, o partido Político União Brasil se vê em intensa batalha pela escolha do nome que enfrentará o prefeito Arthur Henrique (MDB) que disputará a reeleição.

O presidente estadual do União Brasil, Antonio Nicoletti, meteu o pé no breque e tenta frear com bravatas e narrativas as intenções de Catarina, capitalizando para si a indicação para disputar o Palácio 9 de Julho. Emeaçou inclusive a deputada estadual de lhe tomar o mandato por infidelidade partidária.

Mas uma resolução de agora da Direção Nacional do União Brasil acaba por emparedar Nicoletti e a escolha do nome se dará por critério absolutamente técnico, ou seja, quem estiver em melhor posição leva. E pelas conjecturas atuais, Catarina leva.
Nas últimas horas Catarina ocupou seus perfis nas redes sociais para festejar a decisão da cúpula do seu partido, enquanto Nicoletti fez publicar em um portal de noticias local uma matéria paga, em forma de Conteúdo Patrocinado, para reafirmar que ele será o candidato do Partido em Boa Vista, porque a direção local [ele] assim decidiu.

Catarina comemorou o fato do presidente em exercício do União Brasil, Antonio Rueda ter decretado em resolução que os diretórios partidários nos estados não têm autonomia para escolher candidata às prefeituras de cidades com 200 mil ou mais eleitores sem que a anuência para essas indicações passe pela Executiva Nacional.

Essa decisão atropela os desejos intensamente pessoais de Nicoletti de se promover como candidato. A resolução nacional traz a clara definição de que o candidato escolhido será aquele que melhor se apresentar diante de possibilidades viáveis de eleição e não haverá escolha unilateral como queria Nicoletrti.

“Nas capitais dos Estados da Federação, somente poderá disputar a convenção do União Brasil no respectivo município o(a) pré-candidato(a) ao cargo de Prefeito(a) filiado(a) ao União Brasil que apresentar viabilidade político-eleitoral mínima, a critério da Comissão Executiva Nacional”, diz o artigo 2º da resolução do União Brasil.

Ou seja, o critério é absolutamente político e como Catarina reúne em torno de sua pré-candidatura um grupo robusto, montado na máquina do Governo de Roraima, óbvio que uma pesquisa eleitoral lhe dará mais forma como candidata. A não ser que Nicoletti tenha formas mais práticas de reverter essa situação e consiga se manter na dianteira quando a pesquisa eleitoral definir os percentuais de cada candidato.

O jogo pelo poder vai rachar o União Brasil, não restam dúvidas. Catarina comemorou afirmando que o União Brasil inovou para o pleito de 2024 e publicou uma resolução interna definindo que a decisão para escolhas de candidatos em cidades capitais de estados, não caberá ao presidente estadual e sim, a uma comissão formada por representantes nacionais do partido.

 
“Em minha opinião, esta comissão escolherá o candidato que estiver melhor posicionado nas intenções de voto. Hoje sei que tenho todas as condições de ser a candidata do União Brasil, assim me posto como pré-candidata com aval do presidente Antônio Rueda, o qual me informou sobre esta democrática decisão”, disse Catarina
Instantes depois de Catarina se manifestar eu seus perfis oficiais nas redes sociais, eis que surge Nicioletti tentando abrandar o fato, afirmando que o diretório estadual do União Brasil em Roraima [que é ele, Nicoletti] divulgou oficialmente que o deputado federal Nicoletti foi escolhido como o candidato oficial do partido à prefeitura de Boa Vista. E diz ainda que a decisão foi tomada pela direção nacional do partido, reforçando o compromisso com o projeto político da legenda.

“É importante ressaltar que qualquer outra informação que não esteja alinhada com esta decisão é considerada desinformação e não possui vínculo com a posição oficial do partido, conforme esclarecido pelo diretório nacional. A escolha do Deputado Nicoletti como candidato à prefeitura de Boa Vista reflete esse comprometimento e busca proporcionar uma gestão que atenda aos anseios da população”, diz a nota do União Brasil.

Olha qualquer que seja a escolha – Catarina ou Nicoletti – fica claro que a guerra é pela obsessiva busca por mais poder de um determinado grupo político que ultimamente tem ganho eleições em Roraima na base da força financeira e do assistencialismo. O desejo de consolidar o domínio político não remete ao interesse do povo, e terá impactos sérios e negativos no desenvolvimento estadual.

Os impactos de um projeto de poder são tão violentos e significativos na sociedade, que, dependendo com é exercido, pode afetar a distribuição de recursos, a representação política e a própria dinâmica da democracia. Esses projetos são frequentemente fonte de controvérsias, uma vez que envolvem apenas e tão somente o exercício do poder e a disputa por influência.

Mas é bom que Catarina não se deslumbre muito com a resolução do seu partido que concede paridade na hora da escolha de candidatos. E lembre-se que peru é que morre de véspera. É que Nicoletti também pode ser favorecido pois além de ter mandato e o voto dele é o que conta na Executiva, ainda é o 3º vice da nacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp