13/05/2024 às 15h02min - Atualizada em 13/05/2024 às 15h02min

Ibama prepara operação para destruir dez pistas clandestinas em terras indígenas em Roraima

Foto: Agência Cenarium
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se organiza para uma operação para a destruição dez pistas clandestinas na Terra Indígena Yanomami (TIY) em Roraima. Outras duas pistas já foram destruídas ao longo desta semana, segundo o órgão federal.
 
Além disso, a operação apreendeu quatro aeronaves durante uma ação na terça-feira, 7 de maio. A Agência Nacional de Aviação (Anac) apreendeu outras duas aeronaves, sendo uma delas, modificada para ampliar a capacidade de armazenamento de combustível. 
 
Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o objetivo da ação é extinguir a infraestrutura para impedir que criminosos desembarquem dentro do território indígena. “As pistas inativadas entram no patrulhamento ostensivo das operações de segurança que ocorrem de modo permanente, o que diminui as chances de reabertura”, informou.
 
Ainda conforme o órgão, as pistas foram identificadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. Após isso, a Anac foi consultada para identificar se os locais tinham autorização. “O foco das operações de segurança é inviabilizar a partida de homens e equipamentos para dentro da TI”, acrescentou.
 
A Casa de Governo foi instalada em Boa Vista no dia 29 de fevereiro deste ano e, até o momento, já realizou 539 operações de combate ao garimpo de apoio logístico. Dessa forma, já foram destruídos 88 acampamentos, 287 motores e 65 geradores.

Fonte: Agência Cenarium (em Boa Vista)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp