O governo federal divulgou a nova data para o CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como Enem dos concursos. As provas serão aplicadas em 18 de agosto. De acordo com MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), responsável pelo concurso, o cronograma completo será divulgado em breve.
A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas disponíveis para 21 órgãos da administração pública federal.
O governo federal adiou a prova do Enem dos concursos após os problemas causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que atingiram o estado no final de abril. Após o adiamento causado pelo desastre no Rio Grande do Sul, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil.
As provas seriam realizadas no início deste mês, em 5 de maio. O anúncio oficial do cancelamento foi feito dois dia antes, pela ministra Esther Dweck (Gestão). Na ocasião, Dwek afirmou que as provas já haviam chegado em 65% dos locais.
A partir da fixação da data, o MGI vai definir os locais de prova, priorizando a manutenção dos endereços estabelecidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá, segundo a pasta, um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado.
As provas do CNU estavam previstas para ocorrer em 228 cidades de todo o país. Os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se houve alteração do local de prova. O cartão de confirmação de inscrição do concurso, com os detalhes sobre os locais, será divulgado em 7 de agosto.