25/05/2024 às 14h59min - Atualizada em 25/05/2024 às 14h59min

Oleno Matos é reconduzido à presidência de Conselho Nacional de Defensores-Gerais - Condege

Oleno Matos e os demais integrantes do Conselho Nacional de Defensores Públicos do Brasil. Foto: PDE/RR
Nesta sexta-feira (24), em Boa Vista, o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) elegeu sua nova diretoria-executiva para o biênio 2024-2025. A eleição ocorreu durante a 85ª Reunião Ordinária do Condege, com participação de defensores públicos de todo o Brasil.

O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, que presidiu a reunião, foi reeleito presidente do conselho, instituição que busca fortalecer a atuação e representação das Defensorias Públicas Estaduais em âmbito nacional. A chapa única foi eleita por unanimidade e tomará posse na próxima reunião, que será realizada em Fortaleza no mês de junho.


"Nosso objetivo é manter o foco no desenvolvimento do Condege. No futuro, queremos uma sede definitiva em Brasília, para apoiar as defensorias públicas e assegurar uma representatividade completa da Constituição. Queremos que o Condege participe ativamente não só da execução, mas também da formulação de políticas públicas, atendendo aos diversos públicos vulneráveis como crianças, mulheres, pessoas com deficiência, idosos, população prisional e LGBTQIA+. A Defensoria Pública vai além da assistência jurídica gratuita, contribuindo para a construção de políticas públicas",
afirmou Matos.


Eleita secretária-adjunta do Condege, Sâmia Costa Farias, do Ceará, adiantou algumas questões que virão pela frente com a nova função. “Enfrentaremos muitos desafios, como a implantação das sedes em Brasília, e as pautas políticas e institucionais, reafirmando sempre a importância da Defensoria Pública para crescermos nacionalmente, com cada unidade auxiliando a outra."

Já o coordenador das comissões eleito, José Rodrigues, do Amapá, destacou que renovação na gestão traz uma oxigenação ao Conselho. “Como o defensor mais jovem a compor a Diretoria do Condege e ex-defensor geral mais jovem do Brasil, espero colocar toda essa energia a serviço do Conselho para fortalecê-lo ainda mais."

A nova diretoria-executiva do Condege é composta por:

- Presidente: Oleno Inácio de Matos (RR)
- Vice-presidente: Gabriel Santos Furtado Soares (MA)
- Secretária-adjunta: Sâmia Costa Farias Maia (CE)
- Secretário-geral: Celestino Chupel (DF)
- Coordenador das Comissões: José Rodrigues dos Santos Neto (AP)

O Conselho Fiscal será integrado por Victor Hugo de Souza Lima (RO), Clistenes Mikael de Lima Gadelha (RN) e Nilton Leonel Arnecke Maria (RS).

Além da eleição, a reunião do Condege discutiu a democratização do acesso à justiça e o aprimoramento dos serviços jurídicos gratuitos prestados pelas Defensorias Públicas, com a presença de defensores e sub-defensores públicos gerais, o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper) e o Secretário-Geral da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

Fonte: Ascom/DPERR

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp