05/06/2024 às 12h46min - Atualizada em 05/06/2024 às 12h46min

CONFIDENCIAL | Os tratores de Denarium e o proselitismos social. Ninguém merece. por Expedito Peronnico

A Coluna de hoje: 5 de Junho | Poder, POlítica e Bastidores

O governo de Antonio Denarium tem usado um espaço na lateral do Palácio Hélio Campos – na Praça do Centro Cívico – como estacionamento de veículos, máquinas e equipamentos que são distribuídos geralmente como elementos de troca.

Máquinas agrícolas e pequenos caminhões são os preferidos, porque atende o projeto assistencialista que serve para cooptar pequenas populações de vilarejos e distritos do interior.

Agora mesmo uma penca de tratores vermelhos de uma marca desconhecida foi colocada em exposição e certamente serão distribuídos para pequenos produtores com aquele apelo salvador de que o Estado está fomentando a agricultura familiar.

Na verdade esse tipo de ação politiqueira não atende à uma proposta desenvolvimentista. Só aumentam gastos e tornam seus beneficiários ainda mais dependentes do Estado.

É essa parte de um figurino que veste perfeitamente a realidade de Roraima, um Estado sem projeto de Governo onde tudo é feito na base do improviso. Pior os tratores são distribuídos sem critérios, não tem acompanhamento nem assistência mecânica e em um ou dois anos viram sucata.

Os programas populistas de Denarium só incentivam o proselitismo e não o desenvolvimento tecnológico ou o aprimoramento da infraestrutura. Tudo é feito como moeda de troca.

Além do mais a ocupação dos espaços públicos com máquinas do Governo, acaba por prejudicar a população trabalhadora que presta serviço em estabelecimentos privados e instituições públicas no entorno da Praça do Centro Cívico que fica sem lugar para estacionar.

Mas espera-se que apesar do assistencialismo os tratores pelo menos sejam entregues agora para serem usados na mecanização para plantio deste ano.  Ou vão deixar para distribuí-los durante a campanha eleitoral?

A jornada solitária de Teresa
A ex-prefeita Teresa Surita continua sua jornada solitária na tentativa de conscientizar o povo roraimense para o momento político que vivemos.
 
Teresa tem sido uma crítica contumaz da gestão desastrosa de Denarium. Trazendo para o debate público questões relevantes como segurança pública, educação, saúde, infraestrutura e muitas outras. Tudo aquilo que interessa ao coletivo.
 
Seus perfis nas redes sociais têm sido sua tribuna, de onde ela faz suas reflexões, comentários pertinentes e análises contundentes. E traz no aglomerado de observações um sonho que não denega a vontade de realizá-lo: Governar Roraima,
 
No último poste, Teresa escreveu: “Tô pronta pra fazer avançar! A política é um jogo da vida, onde cada movimento e decisão molda o seu futuro. Por isso Roraima deve ser a protagonista. E não os interesses de políticos que fazem nosso estado voltar 10 casas a cada passo sem estratégia. Então avança comigo, Roraima! Vamos vencer juntos!”
 
A Vinci Airports e o retrocesso
Pois que todos fiquem logo sabendo: na reforma estrutural do Aeroporto de Boa Vista, a concessionária Vinci Airpots arrancou as antigas pontes de embarques – os fingers – aquelas estruturas que conduzem o passageiro da sala de embarque até a porta dos aviões, um absoluto e inaceitável retrocesso.

O acesso agora se dará na pernada, ou seja, o sujeito terá que andar desde a sala de embarque, subir as escadas e embarcar na aeronave, o que jão acontece mais na maioria dos aeroportos inclusive no interior do Brasil

E atendendo a reclamação geral da população boa-vistense, a Defensoria Pública (DPE) solicitou explicações da Vinci Airports sobre a retirada do equipamento, porque tratará muitos prejuízos em tempos de calor forte e chuva, sobretudo para pessoas com deficiência, idosos e grávidas, por exemplo.

De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, o pedido ocorre após reclamações da própria população.

“Percebemos nas redes sociais a população indignada em razão da retirada dos fingers que davam acesso direto às aeronaves. Então, fizemos um pedido de requisição à empresa que opera o Aeroporto. A empresa prestou respostaNo entanto, a resposta deixou lacunas que precisam de esclarecimentos para que a possamos entender se há viabilidade de ter o acesso da forma que entendemos que é correto”disse.


Além disso, Oleno explicou que a situação atinge a população de modo geral.

“Quando está chovendo por exemplo, para chegar na aeronave, chegam molhados. Além disso, existe o problema da escada da aeronave que ficam molhada com riscos de acidente. Então, há uma preocupação. […] pedimos uma data para que a DPE possa ir até o local e verificar toda a parte do aeroporto que passou por reforma. Bem como verificar se obedece a legislação, conforme o regulamento da Anac, por exemplo”, explicou.

Claudio Belmino no TRE
O Procurador-geral Adjunto Cláudio Belmino foi nomeado para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Roraima (TRE-RR), no cargo de Juiz Substituto.

A nomeação foi assinada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (3). O TRE-RR aguarda comunicação oficial do TSE, para dar posse ao novo juiz.

“Recebo essa missão com muita gratidão a Deus pela oportunidade. Profissionalmente, é muito importante pra mim essa missão de trabalhar e julgar os processos, que é bem diferente do que eu faço na procuradoria. Tenho a possibilidade de julgar, com imparcialidade, dentro dos processos que me forem apresentados”, declarou.


Cláudio Belmino terá mandato no biênio 2024/2026 e poderá ser reconduzido por mais dois anos. Ele foi escolhido, pelo presidente da República, da lista tríplice reservada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que também tinha os advogados Irene Dias Negreiro e Allan Kardec Lopes Mendonça Filho.

Maioria em Roraima desaprova Governo Lula
O Instituto Inope divulgou nesta quarta-feira (5), a primeira pesquisa sobre a opinião do eleitorado de Roraima sobre o Governo Lula. O levantamento revela que 52,5% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na avaliação, 41,1% avaliam o terceiro mandato de Lula como péssimo, 11,4% como ruim, 22,4% como regular, 14,8% como bom e apenas 5,5% como ótimo. O universo de entrevistados que não souberam ou não opinaram foi de 4,8%.

O instituto entrevistou 2.001 pessoas com 16 anos ou mais, nos 15 municípios do Estado, entre 29 de maio e 1º de junho de 2024. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A maioria dos questionários foi aplicado na capital Boa Vista (63,5%). (Fonte: FolhaWeb)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp