06/06/2024 às 18h06min - Atualizada em 06/06/2024 às 18h06min

Frente Indígena pede encerramento de Comissão sobre Yanomami de Roraima formada por bolsonaristas

Parlamentares apontam 'tentativa de instrumentalização da dor Yanomami para ataque ao governo atual' e 'desvio de responsabilidade do governo Bolsonaro' sobre genocídio

Território Yanomami em Roraima — Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica
A Frente Parlamentar Mista Indígena em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista, com lideranças indígenas e organizações indigenistas apresentaram a Arthur Lira (PP-AL) um ofício para pedir o encerramento da Comissão Externa Yanomami.

O grupo inclui no material endereçado ao presidente da Câmara uma carta de repúdio de quatro associações indígenas do povo Yanomami em relação à criação da comissão, que será instalada nesta tarde na Casa. Entre os argumentos destacados pelas frentes estão o fato de a grande maioria do colegiado ser formada por deputados bolsonaristas e da bancada ruralista.

 
“Dos 16 deputados da Comissão, apenas uma parlamentar (Célia Xakriabá - PSOL/MG) efetivamente destinou recursos específicos para a causa indígena na Casa. Esse fato demonstra falta de real comprometimento dos parlamentares com as necessidades dos povos Yanomami. Ademais, a maior parte dos membros fazem parte da Bancada Ruralista, colegiado que sabidamente possui atuação distinta à da Bancada de Defesa dos Povos Indígenas, e já se manifestaram a favor da mineração e do garimpo em Terras Indígenas, justamente uma das principais causas da crise humanitária desses povos”, diz o ofício.

As lideranças parlamentares indígenas apontam também que os requerimentos apresentados até agora na Comissão Externa evidenciam “a tentativa de instrumentalização da dor Yanomami para ataque ao governo atual e desviar responsabilidade do genocídio ocorrido durante o governo Bolsonaro”.

Os deputados destacam ainda que já existem instâncias na Câmara para debater o tema, como a própria Frente Parlamentar Mista Indígena em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e a Frente Parlamentar Mista Ambientalista.


Na carta assinada por quatro associações que representam os Yanomami, elas manifestam “repúdio e indignação por mais uma ação truculenta da Câmara dos Deputados que, longe de manifestar preocupação e compromisso com nosso povo, pretende utilizar a dor e a morte do povo Yanomami e Ye’kwana para objetivos simulados de disputas políticas e de defesa do garimpo e da mineração em territórios indígenas”.

Fonte: Bela Megale (O Globo)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp