A representante da ONU foi recebida em Roraima pelo líder indígena Júnior Hekurari. Foto: Júnior Hekurari Yanomami
A sub-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e assessora especial para Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, esteve em Boa Vista (RR) no último sábado (6/5). Ela visitou a Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e ouviu lideranças indígenas e equipes de saúde.
únior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), relatou que a representante da ONU se reuniu com a diretoria da Urihi Associação Yanomami e Hutukara Associação Yanomami. Alice Wairimu Nderitu também se encontrou com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e com o prefeito da capital, Arthur Henrique Machado (MDB).
“As lideranças Yanomami relataram à violação dos direitos que a população vivência, assim como, o descaso e abandono durante os quatros anos do governo Bolsonaro que incentivou a mineração ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami e fomentou o discurso de ódio contra a população. O resultado foi catastrófico, com um agravo no índice de mortalidade infantil por causas tratáveis, bem como, doenças infecciosas e violência sexual contra as mulheres Yanomami”, escreveu Júnior Hekurari.
Conforme informou a ONU Brasil, ela se reúne com “altos funcionários e representantes do governo, representantes de organizações da sociedade civil e representantes de comunidades indígenas e minorias em todo o país, assim como membros da comunidade internacional, para entender melhor os recentes acontecimentos no país”.