19/06/2024 às 12h42min - Atualizada em 19/06/2024 às 12h42min

Sampaio defende protagonismo dos estados da Amazônia Legal para o desenvolvimento da região

Soldado Sampaio: “Temos condições de apresentar um plano de desenvolvimento da Região Amazônica com proteção ambiental, mas, acima de tudo, cuidando da nossa gente”.

Foto: Assessoria do deputado
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou a importância da voz e do protagonismo dos estados amazônicos na preservação e desenvolvimento sustentável da região, com foco nas pessoas, durante o 1º Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, realizado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 18.

Para o deputado, encontros como o Fórum são fundamentais para proporcionar momentos de discussão sobre os melhores caminhos para o povo amazônida. “O que nós queremos é ter voz e vez, e dizer que nós somos, sim, responsáveis pela preservação da Amazônia. Que nós temos condições de apresentar um plano de desenvolvimento da Região Amazônica com proteção ambiental, mas, acima de tudo, cuidando da nossa gente, do nosso povo, que merece nossa atenção”, afirmou.

Sampaio ressaltou questões cruciais enfrentadas por quase todos os estados da Amazônia Legal, como a regularização fundiária, situação ambiental, de transporte e de conectividade à internet. Ele também destacou a urgência de incluir na discussão a questão das fronteiras, especialmente no Norte do Brasil, que tem se tornado uma rota frequente para o tráfico de drogas, trazendo sérios desafios de segurança para os estados da região.

O deputado pontuou a necessidade de fortalecer a união das bancadas estaduais e federais do Norte, para viabilizar um diálogo eficaz com o Congresso Nacional, em especial com o Senado Federal, que representa os estados em Brasília.

“Nós temos um terço do Senado Federal. Então, nós precisamos ter um diálogo muito forte com nossa bancada de senadores para pautar essas demandas de interesse dos estados da região Norte, em especial na questão fundiária”, explicou.

Sampaio também criticou a interferência de ONGs internacionais que, segundo ele, na verdade acabam dificultando o desenvolvimento da região “com estudos e articulações políticas que prejudicam a imagem do Brasil no exterior, levando a embargos econômicos na produção agrícola”.

Ele reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa de Roraima em defender as demandas ambientais, de regularização fundiária e outras questões que afligem os estados da Amazônia Legal. “Vamos continuar promovendo esse debate, que é necessário para fazer com que nossas vozes sejam ouvidas aqui no Congresso”, concluiu o deputado.

Fonte: Ascom do deputado Soldado Sampaio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp