DERROTA DE HIRAN EM ALTO ALEGRE: Juiz devolve direção do Progressistas ao Irmão Max
Ao analisar o Mandado de Segurança Impetrado contra intervenção no Progressistas de Alto Alegre, a Justiça Eleitoral entendeu que a destituição de Max Queiroz foi ilegal e abusiva.
02/08/2024 16h10 - Atualizado em 02/08/2024 às 16h10
O vice-prefeito de Alto Alegre, Irmão Max, que reassumiu a direção do Progressistas em Alto Alegre
O Juiz Federal Victor Oliveira de Queiroz, atuando como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) atendeu ao pedido feito pelo presidente do Diretório do Progressistas em Alto Alegre, Max Queiroz, desfez a intervenção feita pelo presidente estadual da sigla, Hiran Gonçalves, que havia destituído o vice-prefeito da função partidária.
A decisão jurídica altera o quadro eleitoral em Alto Alegre, já que o ato de Hiran teve como objetivo retirar o partido de Irmão Max, vice-prefeito do município, para lançar o ex-deputado federal Ottaci Nascimento candidato a prefeito, desfazendo assim a aliança formada por ocasião da eleição suplementar com o Republicanos.
|
A setença do juiz que muda o processo eleitoral em Alto alegre Ao tomar conhecimento da decisão, ainda bastante emocionado, Irmão Max, disse que nunca deixou de confirmar na justiça Roraimense e que a decisão devolve o caráter de normalidade no pleito e a segurança jurídica pilares do processo democrático já que no seu entendimento a sua destituição tinha sido ilegal, abusiva, desmotivada e sem a mínima oportunidade de defesa. "Tudo que a gente não espera em uma democracia acabou acontecendo nesses dias", disse Irmão Max.
O atual vice-prefeito disse que a decisão também resguarda o direito dos 12 pré -candidatos a vereadores do partido que terão a liberdade de serem candidatos e apoiarem o nome que entenderem ser o melhor para o futuro de Alto Alegre, sem opressão e sem atos ditatoriais.
Irmão Max disse também que o Progressistas de Alto Alegre vai honrar com o compromisso firmado ainda em abril passado de apoiar a reeleição do prefeito Wagner Nunes. "Essa é a decisão democrática e madura que o partido já havia tomado e vai honrar", anunciou.
Convenção
Na mesma decisão o juiz manteve a convocação feita pelo Progressistas para a convenção que deverá acontecer a partir das 18 horas, do dia 5 de agosto, no Ginásio de Esportes de Alto Alegre.
O advogado Marcos Paulo Veloso disse que aguardava com otimismo uma decisão favorável ao seu pedido, uma vez que em diversos outros casos semelhantes a justiça eleitoral teve o mesmo entendimento.
"É preciso garantir a segurança jurídica, os direitos políticos individuais e coletivos e não deixar margem para que atos abusivos comprometam a gestão democrática dos partidos", disse o advogado.